Redes sociais digitais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar:

usando o Facebook no ensino técnico integrado ao médio.

Autores

  • Danila Cristiane Marques Sanches Dockhorn Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Júlio César da Silva Universidade do Constestado - UNC , Programa de Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA)
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Socias Aplicadas, Programa de Pós Graduação Em Administração.

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60186

Palavras-chave:

Ensino por multimeios. Atividades de ensino-aprendizagem. Educação Profissional Integrada.

Resumo

As redes sociais têm ocupado espaço cada vez maior nas atividades de jovens. O sucesso do Facebook é devido em grande parte pela possibilidade de aproximação entre as pessoas e a facilidade de uso. É um tema pertinente para a escola, como utilizar as redes sociais, especialmente o Facebook, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar o uso de um grupo no Facebook para apoiar o processo de ensino-aprendizagem em uma escola de ensino médio integrado ao técnico profissional. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes e um professor da matéria Projeto de Integrador I na classe do 1º ano do Curso Técnico em Vestuário. Caracteriza-se como um estudo de caso. A base do trabalho é o uso de depoimentos e análises de posts na página do grupo na rede social. Realizou-se a análise qualitativa, empregando o uso de técnicas de análise de conteúdo e a utilização de nuvem de tags com o auxílio do aplicativo Wordle para análise de dados. Como resultados destacam-se: o uso do Facebook é avaliado como uma importante ferramenta de colaboração entre alunos e professores. A autoria dos alunos também é destaque, assim como o dinamismo na interação entre os alunos. Bem como uma ferramenta para melhorar a relação da classe, para permitir a construção de um ambiente colaborativo e ao mesmo tempo crítico.

Biografia do Autor

Danila Cristiane Marques Sanches Dockhorn, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Especialista em Moda e Gestão pelo SENAI Londrina, Bacharel em Moda pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Ensino, Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná, Campus Goioerê no curso de Técnico em Produção de Moda. Coordenação do Projeto de Extensão CriaDança e dos projetos de ensino Fotografia Criativa e Desenho digital em software livre. Coordenadora do tcc do curso em técnico em Produção de moda. Membro do Núcleo de Arte e Cultura.

Júlio César da Silva, Universidade do Constestado - UNC , Programa de Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração-FURB (2015). Mestre em Engenharia de Produção -UFSC (2003) e Graduado em Administração-FERJ (1997). Docente e Pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Administração (PMPA) da Universidade do Contestado (UNC). Atua como Consultor empresarial e voluntário de entidades empresariais e culturais. Atua na docência com foco em Estratégias, Inovação, Marketing e Teorias das Organizações. Diretor da Cervejaria Maestro Ltda. Lecionou como professor colaborador no Mestrado em Administração PPGAd-FURB, como atividade do Pós-Doutorado. Foi professor visitante do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey-México e professor de Pós-Graduação da École des Mines - Saint Etienne- France Intituto Heliopolis e UNERJ.

Maria José Carvalho de Souza Domingues, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Socias Aplicadas, Programa de Pós Graduação Em Administração.

Maria José Carvalho de Souza Domingues possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). É professora titular da Universidade Regional de Blumenau/FURB, no Departamento de Administração . Tem experiência na gestão universitária tendo atuado como Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pró-Reitora de Ensino Médio, Graduação e Profissionalizante e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau/FURB. Nos Programas de Pós-Graduação em Administração e de Ciências Contábeis ministra disciplinas e desenvolve pesquisas relacionadas a gestão universitária e a tecnologias no ensino. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2020-12-20

Como Citar

DOCKHORN, Danila Cristiane Marques Sanches; SILVA, Júlio César da; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Redes sociais digitais como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar:: usando o Facebook no ensino técnico integrado ao médio. . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 204–227, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60186. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60186. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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