Um resgate histórico do PROEJA do IF Sudeste MG:

ecos trazidos pelos documentos

Autores

  • Nara Soares Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba
  • Beatriz Gonçalves Brasileiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60212

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Análise Documental, Perfil

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um resgate histórico do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba por meio da análise crítica dos ecos trazidos pelos documentos do curso técnico em Agente Comunitário de Saúde - PROEJA, integrado ao Ensino Médio, que vigorou nesse campus no período de 2008 a 2013. Para isso, a metodologia deste estudo foi de abordagem qualitativa, com caráter exploratório utilizando a pesquisa documental como instrumento de análise. Os resultados encontrados apontam que o perfil dos estudantes é formado principalmente por mulheres, com idade de até 30 anos, oriundos de Rio Pomba e de pequenas cidades ao seu entorno. O currículo do curso aponta tensões em relação à integração e ao atendimento às necessidades do público dessa modalidade. Quanto à gestão institucional, ainda é ecoado a resistência de oferta de curso PROEJA na instituição, mesmo com as obrigações legais trazidas pelos documentos.

Biografia do Autor

Nara Soares Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba

Possui graduação em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2007) e Especialização em Direito Administrativo (2012). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba. Atualmente é servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais- Campus Rio Pomba.

Beatriz Gonçalves Brasileiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1988) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Docente do Curso Técnico Integrado em Agroecologia e do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, plantas medicinais, agroecologia e educação profissional e tecnológica.

Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Universidade Presidente Antônio Carlos (2002), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2004) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na PUC-MG (2010) e doutorado pela Faculdade de Educação da UFMG(2015). Atualmente é professora do IF Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba e coordenadora da Especialização em Ensino de Matemática e Física. Atua como professora do ProfEPT. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos da Matemática e Educação de Jovens e Adultos.

Referências

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

SOARES COSTA, Nara; BRASILEIRO, Beatriz Gonçalves; MIRANDA, Paula Reis de. Um resgate histórico do PROEJA do IF Sudeste MG: : ecos trazidos pelos documentos . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 369–390, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60212. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60212. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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