Revisitando a prática docente

MEMÓRIAS DE EGRESSOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti IFAL
  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos ProfEPT/ IFAL

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60213

Palavras-chave:

Formação docente. Saberes profissionais. Docentes EBTT. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente artigo estabelece uma discussão pautada nas apreciações de egressos de um curso de especialização ofertado no âmbito de um dos institutos da Rede Federal de Ensino a docentes da carreira EBTT não-licenciados. A discussão é promovida a partir de respostas dadas a respeito da análise do curso na inter-relação entre os seus saberes profissionais antes e após as suas efetivas participações por parte dos cursistas-docentes. A investigação se caracteriza como qualitativa, tendo em conta um recorte de um estudo mais amplo, de caráter longitudinal, promovido pelos pesquisadores sobre os saberes profissionais docentes na EPT. No caso do estudo em tela, são apresentados dados oriundos de um questionário semiestruturado aplicado, cujo propósito central foi de problematizar as alegações acerca dos saberes docentes a partir da relação intersubjetiva estabelecida entre cursistas-docentes e docentes-professores na oferta desse curso de 620h/a, na modalidade semipresencial de ensino. Para tanto, fizeram parte do estudo 6 participantes. Os resultados dispõem a relevância de ações de formação continuada docente, que não se configurem como pontuais; além da imprescindível indissociabilidade, para tal feita, entre os conhecimentos pedagógicos e os de cunho profissional por meio de discussões pautadas na elevação do binômio teoria-prática na atuação docente do professor EBTT.

Palavras-chave: Formação docente. Saberes profissionais. Docentes EBTT. Educação Profissional e Tecnológica.

Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, IFAL

Graduado em Letras: Português/Inglês; Especialista em Docência do Ensino Superior; Mestre em Educação Brasileira; Doutor em Linguística. Realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada com foco na formação do professor de Língua Portuguesa. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal). Atua como professor EBTT, no curso de Licenciatura em Letras-Português e é professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal).

Maria do Socorro Ferreira dos Santos, ProfEPT/ IFAL

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) desde 2009. Professora do Mestrado em Rede - Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/Ifal. Professora de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Profissional e Tecnológica. Chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão do Campus Marechal Deodoro - IFAL. (2016-2019)

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Publicado

2020-10-19

Como Citar

CAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA; SANTOS, MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS. Revisitando a prática docente: MEMÓRIAS DE EGRESSOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 104–122, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.60213. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60213. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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