Ensino de direito, aprendizagem baseada em jogos e gamificação:
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60225Palavras-chave:
Ensino de Direito; Gamificacão; Aprendizagem baseada em jogos; Revisão sistemática de literatura.Resumo
As técnicas de gamificação e a aprendizagem baseada em jogos são novas metodologias utilizadas como ferramentas para melhorar o ensino de direito e a aprendizagem dos alunos. Objetivando investigar como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos estão sendo aplicadas no ensino de direito, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica, e descobrir quais abordagens e técnicas estão sendo utilizadas além do público alvo atingido foi realizada uma revisão sistemática da literatura em busca dos trabalhos publicados. Nos resultados, encontraram-se, inicialmente, 47 estudos primários e, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 10 foram incluídos neste estudo. Ao final, infere-se que as estratégias de gamificação e de uso de jogos no ensino de direito facilitam os processos de ensino e aprendizagem em razão da elevação da integração e motivação dos alunos, além de modificar práticas docentes e tornar as aulas dinâmicas e colaborativas. Ademais, os resultados permitiram confirmar a carência de publicações na área da Educação Profissional e Tecnológica.
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