Da Gênese do Ser Social à Alienação

trabalho e educação profissional

Autores

  • Bianca Rafaela Boni Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Harryson Júnio Lessa Gonçalves Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60506

Palavras-chave:

Currículo prescrito, Formação profissional, Marxismo

Resumo

O presente ensaio discute sobre o conceito de Trabalho apresentado em currículos prescritos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) brasileira e tem como aporte teórico-metodológico o Materialismo Histórico Dialético. Tais documentos tentaram superar a dualidade entre a formação propedêutica e a formação profissional e apresentam o conceito de Trabalho como fundamento essencial do sujeito enquanto ser ontológico, histórico e social. No entanto, o currículo é pensado e organizado a partir de uma lógica mercadológica, que entende a formação profissional como forma de atender às demandas econômicas, mantendo o status quo e, dessa forma, não condiz com a ideia de Trabalho apresentada pelos currículos da EPTNM.

Biografia do Autor

Bianca Rafaela Boni, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - campus de Ilha Solteira. Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP, câmpus de Bauru. Participa do "Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC)". Atua principalmente nos seguintes temas: Currículo, Ensino Integral, Educação Profissional, Trabalho e Educação.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4765-4282

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira

Livre-docente em Didática e Currículo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP; doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; pedagogo e mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Professor Associado da Faculdade de Engenharia da UNESP - campus de Ilha Solteira -, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP) e atua na função de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (FEIS/UNESP). Na UNESP lidera o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (GEPAC).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5021-6852

Referências

REFERÊNCIAS
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Publicado

2021-05-02

Como Citar

BONI, Bianca Rafaela; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. Da Gênese do Ser Social à Alienação: trabalho e educação profissional. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 408–431, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60506. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60506. Acesso em: 11 dez. 2024.

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