Educação e trabalho na percepção de estudantes do Curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste:

aproximações, diagnósticos e desafios.

Autores

  • Idianes Tereza Mascarelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Volmir von Dentz Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60570

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica., Trabalho., Práxis., Curso de agronomia.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de identificar a percepção dos alunos do 8º período do curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Miguel do Oeste, quanto à educação e o mundo do trabalho. As discussões estão alicerçadas principalmente nas produções teóricas de autores de referência na temática “educação e trabalho”: Dermeval Saviani, na questão do princípio educativo do trabalho, Ricardo Antunes, quanto aos sentidos dados ao trabalho no mundo contemporâneo, e Sérgio Lessa, sobre as realizações humanas mediante o trabalho. Assim, o texto contempla considerações sobre: os desafios contemporâneos do mundo do trabalho, os impactos da educação na vida profissional dos educandos e a análise das reflexões acerca dos conceitos de trabalho como princípio educativo. As percepções dos alunos foram discutidas com base em duas categorias principais: o perfil dos estudantes do referido curso e a relação que estabelecem entre a educação e o mundo do trabalho. O estudo trás elementos que contribuem para repensar a práxis educativa e seu compromisso com a formação dos trabalhadores, no sentido da reflexão apresentada sobre o conceito de trabalho como princípio político-educativo numa perspectiva emancipadora do ser humano.

Biografia do Autor

Idianes Tereza Mascarelo, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Pedagogia- Habilitação em Supervisão Educacional pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (1998), Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Passo Fundo (2000), Pós-graduação em Atualização em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2002), Pós-graduação em Docência no Ensino Superior- Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2015), Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (2020) e Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005). Atuou como professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÒ), Doutoranda em Educação pela UNISC. Atua como servidora pública federal no cargo de Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Campus São Miguel do Oeste. Atua nos seguintes temas: práticas pedagógicas, formação de professores, educação profissional, organização do ensino educação e trabalho. 

https://orcid.org/0000-0003-4678-1271

Volmir von Dentz, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica de Santa Catarina (IFSC) e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (ESCULTURA-IFSC). É integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB) e do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC - PPGE/UFSC). Tem experiência na área de Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Educação, Teorias da Educação, Filosofia da Educação, Epistemologia da Pesquisa em Educação, Teorias Pós-Críticas, Ontologia Crítica, Epistemologia, Ética, Sociologia da Educação, Filosofia da Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6139-0909

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

MASCARELO, Idianes Tereza; DENTZ, Volmir von. Educação e trabalho na percepção de estudantes do Curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina, campus São Miguel do Oeste:: aproximações, diagnósticos e desafios. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 432–456, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60570. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60570. Acesso em: 3 dez. 2024.

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