Por uma dimensão intercultural na aula de língua estrangeira:

aprendendo português com as lendas amazônicas

Autores

  • Samuel Figueira-Cardoso University of Warsaw

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60676

Palavras-chave:

Ensino de segunda língua, unidade de ensino, educação intercultural

Resumo

Este artigo é o resultado de um estudo na área da didática de Português Língua Estrangeira em contexto de imersão. Descreve-se uma experiência didática realizada num curso específico de língua para alunos adultos em Portugal. Construiu-se um plano de ação centrado nas lendas amazônicas como elemento estruturador de unidades didáticas orientadas para o ensino-aprendizagem intercultural, recorrendo aos estudos sobre as sequências didáticas e interculturalidade na aula de língua estrangeira. O conhecimento das lendas despertou o interesse dos alunos participantes deste estudo pela expressão oral, permitindo-lhes compreender e encontrar na língua-cultura que aprendem pontos comuns de compreensão da língua materna, e ao mesmo tempo deu a conhecer uma porção cultural e linguística do português brasileiro.

Biografia do Autor

Samuel Figueira-Cardoso, University of Warsaw

Doutorando em Linguística na Escola Doutoral de Humanidades da Universidade de Varsóvia. Docente no Curso de Licenciatura e no Curso de Mestrado em Letras – Estudos Brasileiros, do Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos da mesma universidade.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0680-458X

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Publicado

2021-05-02

Como Citar

FIGUEIRA-CARDOSO, Samuel. Por uma dimensão intercultural na aula de língua estrangeira: : aprendendo português com as lendas amazônicas. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 457–474, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60676. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60676. Acesso em: 19 abr. 2024.

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