Capitalismo, crise e educação

Autores

  • Michel Goulart da Silva Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Ricardo Scopel Velho Instituto Federal Catarinense - IFC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62704

Palavras-chave:

Crise. Mercado. Educação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar o atual momento do capitalismo brasileiro e a consequente centralização do mercado da educação. Discute-se, brevemente, o conceito de forma social do capital no mercado mundial e questiona-se a atualidade da categoria de dependência aplicada aos chamados países periféricos. Demonstra-se a crescente centralização educacional em algumas megacorporações empresariais. Tal descrição tem por finalidade a tentativa de apreender o movimento de expansão da relação especificamente capitalista para amplos setores da economia de mercado. Assim, deixando em evidente anacronismo a clássica divisão entre nações na geopolítica mundial, passando a ser mais adequado apreender o real por meio da análise dessas corporações. Aponta-se, por fim, a necessidade de uma radical iniciativa de pesquisa teórica capaz de fornecer explicações unitárias e coerentes com a realidade econômica, política, social e educacional às organizações da classe trabalhadora, pois só em poder dessa compreensão acertada será possível saímos da catastrófica derrota em que nos encontramos.

Biografia do Autor

Michel Goulart da Silva, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Catarinense (IFC). Possui graduação e mestrado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura no Brasil, modernização, marxismo e cultura política.

Ricardo Scopel Velho, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Sociologia Política. Graduado em Ciências Sociais, na UFSC. Vice-líder do Grupo de Estudos em Atualidades (GEA), no IFC. Participante do Grupo de estudos capital, trabalho e educação (GECATE). Professor no Instituto Federal Catarinense, campus de Rio do Sul. Tem atuação na área de sociologia crítica, com ênfase nos seguintes temas: formação social brasileira, economia política e trabalho/educação.

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

SILVA, Michel Goulart da; VELHO, Ricardo Scopel. Capitalismo, crise e educação. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 143–156, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.62704. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/62704. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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