TRABALHO E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO AMAZONAS

Autores

  • Maria Rita Santos da Silva
  • Selma Suely Baçal de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i16.6510

Resumo

O artigo objetiva discutir a problemática inerente à relação trabalho e educação e suas implicações para a construção da cidadania. Trata-se de uma análise crítico-reflexiva sobre as transformações no mundo do trabalho e da educação decorrentes, sobretudo, de políticas públicas e do avanço técnico-científico em sintonia a uma retórica de valorização do profissional da educação com programas de qualificação e desenvolvimento sustentável no Amazonas sendo que, ao mesmo tempo e, contraditoriamente, aguçam-se formas de proletarização no mundo do trabalho e da educação pública, como tem mostrado diversos estudos sobre o assunto, dentre os quais se destacam autores como: Antunes (2011), Gatti; Barreto (2009), Gentili (2001), Oliveira (2007), Saviani (2007; 2013) entre outros. Os resultados apontam a necessidade do debate sobre as políticas públicas voltadas para a valorização do profissional da educação, na perspectiva de que se consolidem, de fato e de direito, a construção da cidadania não só no Amazonas, mas em toda a região amazônica e, consequentemente, amplie o desenvolvimento cultural, econômico e social a patamares mais elevados.

Biografia do Autor

Maria Rita Santos da Silva

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade
Federal do Amazonas-PPGE/UFAM - Brasil. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do
Amazonas-FACED/UFAM.

Selma Suely Baçal de Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação-FACED- e do Programa de Pós-Graduação em Educação-

PPGE da Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

SILVA, Maria Rita Santos da; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. TRABALHO E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO AMAZONAS. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 80–93, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i16.6510. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6510. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos