ARBITRAGEM JURÍDICA NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO

Autores

  • Juliana Martins Anacleto
  • Fernando Rodrigues Amorim
  • Leonardo Augusto Amaral Terra

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i15.6516

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar como a arbitragem pode contribuir para as relações trabalhistas no setor sucroalcooleiro. Para elaboração da pesquisa foi realizado um estudo de caso em uma usina localizada no interior do Estado de São Paulo. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa e exploratória. Dessa forma, foram entrevistados os advogados e o gerente da área jurídica de uma usina sucroalcooleira localizada no interior Paulista, que disponibilizaram as informações vitais para a compreensão e posterior comprovação da eficácia da arbitragem. Foi possível concluir que a Justiça Pública não possui capacidade de solucionar todas as questões jurídicas sozinha. Assim, faz-se necessária a adoção de novos métodos para solucionar os conflitos entre as partes. A prática da arbitragem é um método de solucionar os conflitos de maneira mais rápida para proporcionar um desafogamento do Judiciário, principalmente em se tratando dos processos trabalhistas. Os resultados obtidos pela empresa em questão são de extrema importância, visto que através da mensuração dos resultados foi possível compreender que a arbitragem pode contribuir para as relações trabalhistas do setor sucroalcooleiro. Além disso, foi demonstrado que a empresa analisada apresenta grande preocupação com as demandas altamente crescentes de ações trabalhistas.

Biografia do Autor

Juliana Martins Anacleto

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Educação São Luís.

Fernando Rodrigues Amorim

Bacharel em Administração de Empresa pela Faculdade de Educação São Luís e Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar, doutorando em engenharia agrícola na Universidade Estadual de Campinas.

Leonardo Augusto Amaral Terra

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Mestrado e Doutorado em Ciências no programa de Administração de Organizações da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

ANACLETO, Juliana Martins; AMORIM, Fernando Rodrigues; TERRA, Leonardo Augusto Amaral. ARBITRAGEM JURÍDICA NAS RELAÇÕES TRABALHISTAS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 100–115, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i15.6516. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6516. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos