TURISMO E SIGNIFICADOS DO TRABALHO: AS EXPERIÊNCIAS DE CONDUTORES DE VISITANTES E GUIAS DE TURISMO NA APA DO DELTA DO PARNAÍBA-PIAUÍ

Autores

  • Amanda Maria dos Santos Silva
  • Francisca Maria dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i16.6519

Resumo

A investigação a seguir tem por objetivo apresentar a atuação e as experiências de trabalho vivenciadas por condutores de visitantes e guias de turismo que atuam na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, no estado do Piauí. O fio condutor da análise se processa metodologicamente a partir da dialética marxiana, por meio de uma abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica e de campo e se materializa com a aplicação de 26 questionários semiestruturados. Os resultados revelam que os trabalhadores do setor que atuam na APA do Delta do Parnaíba possuem baixa remuneração, são submetidos a relações trabalhistas informais e tem sua força de trabalho explorada ao máximo para atender as exigências de turistas e dos contratantes que buscam esses trabalhadores. Essa situação culmina em um cenário de precarização do trabalho que apresenta como consequência a necessidade de inserção em outras atividades econômicas e/ou abandono da profissão por muitos sujeitos. Assim, o objetivo do trabalho foi alcançado e oferece uma ampliação nos estudos sobre o Turismo e os Mundos do Trabalho.

Biografia do Autor

Amanda Maria dos Santos Silva

Mestre em Educação Brasileira (UFC). Bacharel em Turismo (UFPI). Licenciada em História (UESPI) Professora Auxiliar no Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí.

Francisca Maria dos Santos Silva

Graduanda em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Piauí – UFPI / Parnaíba.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

SILVA, Amanda Maria dos Santos; SILVA, Francisca Maria dos Santos. TURISMO E SIGNIFICADOS DO TRABALHO: AS EXPERIÊNCIAS DE CONDUTORES DE VISITANTES E GUIAS DE TURISMO NA APA DO DELTA DO PARNAÍBA-PIAUÍ. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 152–166, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i16.6519. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6519. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos