O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES FRENTE Á PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Ana Paula Lima Azevedo
  • Lígia Paula Marinho Pinto Honório
  • Lúcia de Fátima Nepomuceno dos Santos
  • Raphael de Souza Pires

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i14.6567

Resumo

O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre a precarização do trabalho no século XXI, a partir de uma perspectiva histórica e estudo bibliográfico. Analisamos como a sociedade vem adaptandose com as transformações advindas do Século XXI, determinadas pelas condições econômicas, sociais e tecnológicas inseridas no mundo do trabalho, bem como suas influências e possíveis contribuições para a melhoria na relação homem e trabalho, e quais as principais consequências favorecem a precarização do trabalho e sofrimento na ambiência do mesmo. O estudo apoia-se na fundamentação teórica dos autores MARX (2006) MARCUSE (1964) e DEJOURS (1992). Neste, afigura-se como central questão, apontar caminhos e possibilidades para resignificação da relação homem trabalho com autorrealização.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima Azevedo

Mestranda em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará (UFC) pesquisadora - FUNCAP

Lígia Paula Marinho Pinto Honório

Bacharel em Ciências Contábeis. Centro Universitário Estácio do Ceará (FIC).

Lúcia de Fátima Nepomuceno dos Santos

Bacharel em Administração. Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Raphael de Souza Pires

Doutorando em Educação Brasileira – UFC; Mestre em Políticas Públicas e Sociedade – UECE; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Bolsista Hora Pesquisa – UNIFOR. Artigo apresentado à Universidade de Fortaleza como requesito para obtenção do título de especialista em Gestão de Pessoas, sob a orientação do doutorando Raphael de Souza Pires, Fortaleza 2015.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

AZEVEDO, Ana Paula Lima; HONÓRIO, Lígia Paula Marinho Pinto; SANTOS, Lúcia de Fátima Nepomuceno dos; PIRES, Raphael de Souza. O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES FRENTE Á PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 14, p. 67–79, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i14.6567. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6567. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos