TRABALHO E SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO NA RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA

Autores

  • Ana Karina da Silva Alves
  • Ruth Maria de Paula Gonçalves
  • Frederico Jorge Ferreira Costa

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i12.6575

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar elementos para a compreensão do caráter ontológico do trabalho na relação homem x natureza. O aporte teórico utilizado compreende a ontologia marxiana, estudos de autores clássicos do campo, a exemplo de George Lukács, ao recuperar o legado de Marx, contemplando ainda as ideias de István Mészáros e de autores contemporâneos que tratam apropriadamente desse referencial, como Sérgio Lessa e Ivo Tonet. Serão apresentados aspectos importantes da ontologia do ser social, com o objetivo de trazer para o centro o debate sobre a análise marxiana do trabalho, buscando entendê-lo  como  intercâmbio  entre  o  homem  e  a  natureza,  protoforma  da atividade humana, um processo no qual o homem transforma a natureza e, ao mesmo tempo, se transforma ao explorar suas capacidades físicas e intelectuais. A partir do trabalho, ato gênese do ser social, o homem utiliza os recursos da natureza, atendendo necessidades e abrindo novas possibilidades para a vida humana.

Biografia do Autor

Ana Karina da Silva Alves

Mestranda em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa: Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE.

Ruth Maria de Paula Gonçalves

Doutora em  Educação pela  Universidade Federal  do  Ceará  (UFC).  Membro do  Grupo  de Pesquisa: Trabalho, Educação e Luta de Classes.

Frederico Jorge Ferreira Costa

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Grupo de Pesquisa: Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana – GPOSSHE.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

ALVES, Ana Karina da Silva; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. TRABALHO E SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO NA RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 78–87, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i12.6575. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6575. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)