REFLEXÕES ACERCA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE.

Autores

  • Maria Josélia Zanlorenzi

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i13.6591

Resumo

O presente texto aborda algumas das categorias que fundamentam o método do materialismo histórico dialético com o intuito de auxiliar na compreensão da educação enquanto objeto de pesquisa. Partindo da questão ontológica do ser social, pretende-se levar o leitor a compreender o homem enquanto ser histórico e a educação como elemento de reprodução da sociedade capitalista. Discute-se a possibilidade de uma educação que forme o indivíduo, que ele compreenda a sociedade em que está inserido e as relações de trabalho e de exploração nela existentes, com vista à superação do atual modelo de sociedade.

Biografia do Autor

Maria Josélia Zanlorenzi

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG, Linha de pesquisa História e Políticas Educacionais. Professora no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do CentroOeste - UNICENTRO – Campus Guarapuava- PR.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

ZANLORENZI, Maria Josélia. REFLEXÕES ACERCA DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CATEGORIAS DE ANÁLISE. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 13, p. 114–128, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i13.6591. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6591. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos