EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAR UM TRABALHADOR DE NOVO TIPO

Autores

  • Marival Coan

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i9.6609

Resumo

O empreendedorismo e sua vinculação ao campo educacional ganharam relevo nos últimos tempos. Prova cabal dessa afirmação é o expressivo aumento de pesquisas e desenvolvimento de projetos que têm por objetivo educar para o empreendedorismo e formar um trabalhador de novo tipo, capaz de autoproduzir sua própria existência. A formação do trabalhador/empreendedor com perfil e espírito inovador, criativo e proativo, capaz de criar seu próprio negócio ou agir como se fosse dono da organização, preconiza o papel social do indivíduo abstraído das determinações estruturais, notadamente da ordem econômica vigente, a capitalista. Essa proposição precisa ser questionada: afinal, o que significa educar para o empreendedorismo e a quem interessa esta proposição? Centrado no referencial do materialismo histórico e dialético, o presente texto procura analisar como a elaboração desta ideologia do “homem empreendedor” foi e está sendo instituída no espaço escolar, além de apresentar e analisar tal formulação, buscando o significado implícito da necessidade de se educar para o empreendedorismo.

Biografia do Autor

Marival Coan

Licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Educação pelo PPGE/UFSC. Professor efetivo do IF-SC. Pesquisador do Gepeto/UFSC.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

COAN, Marival. EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAR UM TRABALHADOR DE NOVO TIPO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 9, p. 1–18, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i9.6609. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6609. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos