FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL: O (RE) ENCANTAMENTO DA SALA DE AULA NA ESTEIRA DO PLANO NACIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR

Autores

  • Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
  • José Evangelista de Lima

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i9.6616

Resumo

Trata da experiência de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/ PARFOR, na modalidade presencial, em Mossoró/RN. Seu objetivo é analisar as ações pedagógicas de dois professores do PARFOR tendo em conta que as práticas de ensino e de aprendizagem estão sendo construídas a partir do exercício do pensar e do (re) pensar na esteira dessas ações. A metodologia ampara-se nas lições de Paulo Freire de uma pedagogia dialógica cujo caminho permitiu o reconstruir do (re) encantamento dos sujeitos, sobre os saberes da experiência como conscientização e libertação. Resultou em auto conhecimento, no (re) conhecimento de suas potencialidades e simplicidade no/do fazer pedagógico importantes para a Formação Humana e Profissional. Foi possível aproximá-los à uma prática educativa redimensionando saberes e fazeres em formação. O PARFOR apresenta uma via positiva, teórica e prática, para os professores no que diz respeito à formação continuada, a melhoria da qualidade de ensino e ao resgate da dignidade humana ao permitir ação, intervenção e transformação dos professores, e da comunidade local, da Rede Municipal e Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Doutora em Sociologia. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Curso de Pedagogia. Docente permanente e vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/POSEDUC. Membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão/UERN.

José Evangelista de Lima

Pedagogo, Bacharel e Licenciado em Psicologia. Docente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Curso de Pedagogia. Membro do Conselho Estadual de Promoção das Paz nas Escolas, gerente da Unidade Integrada de Saúde Mental de Mossoró/RN Coordenador Pedagógico do Curso de Pedagogia do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas/RN.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

LEANDRO, Ana Lúcia Aguiar Lopes; LIMA, José Evangelista de. FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL: O (RE) ENCANTAMENTO DA SALA DE AULA NA ESTEIRA DO PLANO NACIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 9, p. 116–133, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i9.6616. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6616. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos