DIMENSÃO PRESENÇA DO CAOS, DA COMPLEXIDADE E DA EMERGÊNCIA NOS A-CON-TECERES DO/NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR UFBA/FACED/IRECÊ

Autores

  • Iêda Marques Rocha

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i11.6624

Resumo

Os conceitos, Emergência, Caos e Complexidade traduzem o que trago para este artigo, uma vez que tais conceitos, ao serem trabalhados ajudam a compreender melhor os movimentos de expansão e as atualizações dos/nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê. Dimensão presença do Caos, da Complexidade e da Emergência nos a-con-teceres do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/FACED/Irecê  é o nome deste artigo que teve como aporte principal as memórias de um curso experiencial. Um estudo referendado por conceitos complementares que trazem no seu bojo o antagonismo, as incertezas, a ordem, a desordem, as imprevisibilidades e atualizações de um curso que foi se formando no seu a-con-tecer. Para analisar compreensivamente a dimensão presença dos três conceitos propostos como fundantes: Emergência, Caos e Complexidade no a-con-tecer pedagógico do/no Curso de Formação de Professores em Nível Superior UFBA/Irecê usei a pesquisa qualitativa, estruturada na etnopesquisa. Como principio metodológico foi usado o dia-gnóstico por possuir o caráter longitudinal cíclico e experiencial e considerá-lo de base hermenêutica fenomenológica.

Biografia do Autor

Iêda Marques Rocha

Professora de Graduação e Pós Graduação – UESSBA. Coordenadora Geral do Ponto de Cultura Ciberparque Anísio Teixeira. Consultora. Palestrante. Mestre em Educação e Currículo – UFBA.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

ROCHA, Iêda Marques. DIMENSÃO PRESENÇA DO CAOS, DA COMPLEXIDADE E DA EMERGÊNCIA NOS A-CON-TECERES DO/NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR UFBA/FACED/IRECÊ. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 11, p. 91–115, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i11.6624. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6624. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos