AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO FRENTE À GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Marcelo Alves Pereira Eufrásio

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i5.6646

Resumo

Este trabalho pretende expor à questão da fragilização do trabalho frente às novas configurações econômicas, sociais e políticas que surgiram no final do século XX e vem se incrementando diante das realidades do século XXI, influenciado por um cenário perpassado pelas incertezas, desafios e impasses frente a atual problemática do mundo do trabalho, particularmente quando influenciado pela globalização. Nas ultimas duas décadas tem ocorrido marcadamente uma reestruturação do processo produtivo com a abertura das economias para competição global, internacionalização dos mercados financeiros etc., que estão associados à questão do processo de acumulação flexível de capital. Uma questão, que se evidencia diante desta realidade mundial que se reflete no panorama nacional e local é a intensificação da informalidade e da precarização das relações de trabalho, o que tem significado uma forte tendência das economias periféricas e emergentes, no entanto, quando essa problemática é pensada em determinadas regiões se constata uma forte tendência de fragilização dos espaços de constituição da garantia das ações políticas de deliberação e de garantia de direitos sociais, principalmente no tocante a proteção social do trabalhador, que se inicia com o acesso a escolarização e qualificação profissional, não oferecida em condições minimamente necessárias ao acesso à cidadania.

Biografia do Autor

Marcelo Alves Pereira Eufrásio

Licenciado em História e Bacharel em Direito (UEPB), pós-graduado em História da Filosofia (UFPB), mestre e doutorando em Ciências Sociais (PPGCS – UFCG). Pesquisador cadastrado no CNPq e membro do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas” da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Professor dos Cursos de Direito das FIP e da FACISA.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

EUFRÁSIO, Marcelo Alves Pereira. AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO FRENTE À GLOBALIZAÇÃO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 190–209, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i5.6646. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6646. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos