Libertação e Autonomia anticapitalista: a transformação radical da consciência e do inconsciente em Herbert Marcuse

Autores

  • Leandro Pereira Gonçalves
  • Vanessa Medeiros Pravato

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i1.6674

Resumo

O sociólogo e filósofo Herbert Marcuse (1898-1979) foi responsável por uma construção teórica inspirada em Karl Marx. O objetivo central deste trabalho é resgatar as idéias de Marx cotejadas com as de Marcuse mostrando como o pensamento marcusiano atravessou o século XX e mantém-se atual, polêmico e desafiador. Marcuse procura recuperar as bases conceituais da tradição marxista, na perspectiva de compreensão dos elementos de sustentação do modelo imperialista vigente e as possibilidades de seu enfrentamento e superação.

Biografia do Autor

Leandro Pereira Gonçalves

Professor assistente do Curso de História do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Mestre em Literatura brasileira pelo CES/JF; Especialista em História do Brasil pela PUC/MG; Graduado em História pelo CES/JF; Participante do Grupo de Pesquisa Literatura e Autoritarismo (UFSM) e do Grupo Observatório da Indústria Cultural (UFF).

Vanessa Medeiros Pravato

Graduada em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora;

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

GONÇALVES, Leandro Pereira; PRAVATO, Vanessa Medeiros. Libertação e Autonomia anticapitalista: a transformação radical da consciência e do inconsciente em Herbert Marcuse. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104–138, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i1.6674. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6674. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)