A atualidade das contribuições de Karl Marx e Friedrich Engels para a crítica das reformas neoliberais na educação no Brasil

Autores

  • Leonardo Dorneles Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande - UFRS
  • Magda Gisela Cruz dos Santos Secretaria de Educação Básica do Rio Grande do Sul - SEDUCRS
  • Franciele Soares dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68009

Palavras-chave:

Trabalho, Politecnia, Omnilateralidade, Educação, Capitalismo

Resumo

O artigo aborda a atualidade dos referenciais de Karl Marx e Friedrich Engels para a análise crítica do reformismo neoliberal ortodoxo. Com base nas categorias trabalho, politecnia e omnilateralidade, destacamos a distinção fundamental da relação trabalho e educação que fundamenta sua concepção de educação/formação da classe trabalhadora, daquela proposta pelas reformas neoliberais da atualidade brasileira. O texto é resultado dos estudos bibliográficos exploratórios realizados em três pesquisas em nível de doutorado, que adotaram como referenciais as principais obras de Marx e Engels. O estudo demonstra que, as categorias educação politécnica e omnilateralidade nas obras dos autores expressam a possibilidade de uma relação entre trabalho e educação que contribua para a superação da sociedade de classes. Constituem, portanto, fundamentos para a análise crítica das reformas neoliberais e para a consolidação do projeto de educação que importa para a classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Leonardo Dorneles Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - UFRS

Pedagogo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professor do Instituto de Educação - Políticas Públicas da Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI da Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPPE (UFPel) e Núcleo Educamemoria (FURG). Colabora com estudos junto ao Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG). Atualmente desenvolve estudos sobre Estado, Políticas Educacionais, Ensino Médio e suas relações com as mudanças no mundo do trabalho.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8093-8493

Magda Gisela Cruz dos Santos, Secretaria de Educação Básica do Rio Grande do Sul - SEDUCRS

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas na linha de Filosofia e História da Educação e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral, movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. Foi pesquisadora na primeira edição do Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e supervisora de estágio docente, na rede pública estadual e municipal de Pelotas. Atualmente é pesquisadora do Projeto Observatório da Educação do Campo no Rio Grande do Sul (UFRGS).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8971-9609

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004) . Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, trabalho e educação, pedagogias contra-hegemônicas e educação escolar , movimentos sociais populares do campo e educação, educação infantil e formação de professores. Membro do grupo de pesquisa: Sociedade, trabalho e educação-GESTE- Unioeste- campus de Francisco Beltrão-PR.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1223-1650

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

GONÇALVES, Leonardo Dorneles; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos; SANTOS, Franciele Soares dos. A atualidade das contribuições de Karl Marx e Friedrich Engels para a crítica das reformas neoliberais na educação no Brasil. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 52–75, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.68009. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/68009. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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