As Formas literárias em O Capital

contribuição para a análise da dinâmica histórica, social e política do capitalismo e sua relação com a educação

Autores

  • Cristiano Almeida da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliane Zacharias Bueno Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hormindo Pereira de Souza Souza Junior Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.68023

Palavras-chave:

Capital, Economia Política, Educação, Didática

Resumo

Analisaremos no presente artigo as formas literárias contidas no desenvolvimento das categorias centrais do quinto capítulo do livro I de O Capital de Karl Marx. A análise tem por objetivo salientar a importância de uma questão pouco estudada e debatida na obra de Marx: as suas formas literárias e as finalidades destas no desenvolvimento teórico que o autor apresenta, bem como a sua relevância para compreensão do conjunto desta obra. Seu peculiar modo de exposição, partindo da aparência dos fenômenos econômicos, e passando por suas determinações essenciais, busca explicar porque tais fenômenos se apresentam dessa forma na realidade capitalista. O desenvolvimento desta exposição se dá por meio de uma forma textual que lança mão de variadas formas literárias. Ao explicar uma de suas mais essenciais e famosas descobertas, a categoria de mais-valor, questionamos: por que Marx o faz através de uma narrativa que apresenta o capitalista como personificação do capital? Averiguamos, por fim, se esses elementos literários, cuja forma acabada vê-se no Livro I de O Capital, cumpririam um caráter didático imprescindível ao intuito desta obra de servir como instrumento a favor do processo de educação dos trabalhadores com base na crítica da Economia Política. Esperamos com isso, contribuir para a compreensão da dinâmica histórica, social e política do capitalismo e sua relação com a educação.

Biografia do Autor

Cristiano Almeida da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Ciências Sociais, bacharel e licenciado, pela PUC-Minas. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social da FaE-UFMG. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação - GEPMTE-FAE-UFMG. Educador popular do Núcleo de Educação Popular - 13 de Maio. https://orcid.org/0000-0002-0368-2436

Juliane Zacharias Bueno, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui licenciatura em Pedagogia pela UNESP/Bauru, mestrado em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara e doutorado em Educação pela UFSC. É educadora popular do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na UFSC.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9464-3116

Hormindo Pereira de Souza Souza Junior, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela UFMG. Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Pós-Doutorado em Filosofia Política e Educação realizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação (NUFIPE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da FAE-UFMG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE) da FAE-UFMG. Editor da Revista Trabalho & Educação (ISSN 1516-9537 // e-ISSN 2238-037X). Desenvolve pesquisas no campo de confluência entre trabalho, política, formação e emancipação humana.

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

SILVA, Cristiano Almeida da; BUENO, Juliane Zacharias; SOUZA JUNIOR, Hormindo Pereira de Souza. As Formas literárias em O Capital: contribuição para a análise da dinâmica histórica, social e política do capitalismo e sua relação com a educação. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 11–34, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.68023. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/68023. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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