Práticas educativas em espaço não formal de educação:

experiências em arquivos públicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.71391

Palavras-chave:

Arquivos públicos, Práticas educativas, Espaço não formal, Ação educativa

Resumo

Na concepção do Ensino Médio Integrado – onde o ensino é entendido em seu sentido amplo — o ambiente escolar, espaço formal de educação, é parte de uma totalidade. Então, depreende-se que o conhecimento está presente para além da escola. Este artigo tem como objetivo apresentar os arquivos públicos como espaço não formal. Dessa forma, busca-se conhecer as práticas pedagógicas realizadas por instituições arquivísticas públicas brasileiras. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e utilizam-se como técnicas de pesquisa a revisão bibliográfica e a análise documental. Para isso, estabelece-se como fonte de coleta de dados a Revista Acervo, do Arquivo Nacional, volume 18, sobre o tema Educação, e o volume 25, referente à Difusão Cultural em Arquivos. Bem como, foram analisados os sítios eletrônicos de arquivos públicos brasileiros, sendo uma instituição da esfera federal e duas estaduais. Foram destaques do estudo o Arquivo Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Arquivo do Estado do Rio Grande do Sul. Conclui-se que as instituições arquivísticas públicas brasileiras já realizam exposições, visitas técnicas, oficinas, lançamentos de livros, entre outras ações. Dessa forma, abertas a convivência da diversidade, podem ser utilizados para a prática educativa. Ser um lugar de produção de conhecimento escolar. Ser um lugar de produção de conhecimento escolar. Onde o professor, tendo habilidades e o compromisso político, poderá transformar os documentos em recursos didáticos.

Biografia do Autor

Décio de Santana Filho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (2010).   Arquivista da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Documental, Arquivo Público, Acesso à Informação, Arquivo Permanente. Atualmente, mestrando do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). 

Fábio Francisco de Almeida Castilho, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor de História do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós-doutorado em História pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Profissional (PROFEPT), Edital n. 02/2017, Rede Nacional, Polo Maceió. Membro dos grupos de pesquisa GEPEPT e GENTELLI. Coordenador do projeto Perspectivas do Ensino Integrado e a elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de História e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica; Transição da mão de obra, Elites Políticas, Republicanismo.

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Publicado

2022-07-09

Como Citar

FILHO, Décio de Santana; CASTILHO, Fábio Francisco de Almeida. Práticas educativas em espaço não formal de educação:: experiências em arquivos públicos brasileiros. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 440–455, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.71391. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71391. Acesso em: 5 out. 2024.

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