As Práticas Educativas e a relação com a evasão escolar no PROEJA nas dissertações de Mestrado sobre esse tema disponíveis na BDTD.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.71619

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Práticas Educativas, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Práticas educativas podem motivar os alunos e influenciar na permanência escolar?  Este estudo tem como pressuposto que a maneira como se dão as práticas educativas e pedagógicas durante os processos de ensino aprendizagem contribuem para permanência do aluno na escola, apresentando a evasão também como consequência de práticas que interferem no processo de aprendizagem. A evasão no PROEJA, objeto de estudo abordada em trabalhos acadêmicos em forma de dissertação de mestrado, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações contêm apontamentos que contribuem com a averiguação dessa hipótese, mas sem descartar o papel que o meio social exerce sobre esses indivíduos. Através desse recorte foi possível averiguar como esse problema foi abordado nessas pesquisas e a relação que se revelam com as Práticas Educativas, constatando-se que essa suposição é verdadeira, exigindo uma postura diferente das instituições e dos educadores desse programa, aperfeiçoando e adotando práticas educativas inovadoras e significativas que possam contribuir com maior engajamento dos estudantes, melhor aproveitamento na assimilação dos conteúdos abordados e também na contraposição da evasão escolar nessa modalidade.

Biografia do Autor

Júlio César Costa, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Servidor Público na Universidade Federal de Uberlândia na Diretoria de Sustentabilidade como Técnico de Laboratório/Meio Ambiente exercendo a função de Gestor Ambiental, possui curso Técnico em Meio Ambiente pelo IFTM/ Uberlândia e curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade do Norte do Paraná - Unopar.

Luís Augusto da Silva Domingues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Uberlândia (IFTM),Responsável pelo Centro de Estudos em Sistema Agrossilvipastoril do Cerrado, coordenador do Grupo de Estudos em Sistema Agrossilvipastoril; Trabalha com as disciplinas de fertilidade do solo e adubação nos cursos Técnico em Agropecuária e Eng. Agronômica. Leciona a disciplina PRÁTICAS EDUCATIVAS em EPT no mestrado Profissional em REDE - PROFEPT em EPT . Foi Bolsista CNPq de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ext Junior - HAMK University of Applied Science na Finlândia, onde participou do Vocational Educational Trainning. Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Fitotecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde cursou Graduação. Foi bolsista CAPES no Programa de Graduação Sanduíche na University of Arizona em Tucson EUA. Especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Cursou o ensino médio no IFG, técnico em Meio Ambiente e na Cuyama Valley High School , California , EUA. Tem experiência na área de produção de sementes de Milho na Monsanto do Brasil Ltda, onde trabalhou por 3,5 anos. Durante a formação acadêmica desenvolveu pesquisas nas áreas de Conservação de Solo e Água, integração agricultura pecuária, fertilidade do solo e nutrição de plantas e, avaliação de sistema radicular em culturas anuais, áreas que permanece desenvolvendo suas pesquisas. Foi mentor da equipe Brasileira da International Earth Science Olympiad (IESO) nos anos de 2012 (Argentina) e 2018 (Tailandia). Participou da Olimpíada do Conhecimento em 2014 (MG) e 2016(DF) como mentor e avaliador , respectivamente. Membro da equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Agropecuária.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744476P6

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Publicado

2021-12-25

Como Citar

COSTA, Júlio César; DOMINGUES, Luís Augusto da Silva. As Práticas Educativas e a relação com a evasão escolar no PROEJA nas dissertações de Mestrado sobre esse tema disponíveis na BDTD. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 11–30, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.71619. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71619. Acesso em: 25 abr. 2024.

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