Reflexões sobre a Evasão Escolar no Ensino Médio a partir do olhar de educadores

um estudo de caso

Autores

  • Alessandro de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Emanuelly Peplinski CAPS AD Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71828

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Médio, Educação e Juventude

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o conceito e reflexos da evasão escolar no Ensino Médio público na educação e prática escolar. Para tanto, utilizou-se a análise da literatura e o conteúdo de entrevistas realizadas com vinte e seis educadores de quatro escolas estaduais no município de Guarapuava/PR. A metodologia para levantamento de dados foi o estudo de caso, analisados pelo viés das representações sociais dos sujeitos envolvidos, tendo como pano de fundo o método materialista histórico. Recortou-se para a discussão, as respostas relacionadas às definições de evasão dos entrevistados, suas percepções dos reflexos da evasão na comunidade escolar e as ações realizadas para combater a evasão. Por fim, foi possível perceber que os discursos desenvolvidos sobre a evasão são diversos e refletem as ideologias que atravessam a escola, também foi possível perceber os avanços em relação às políticas públicas para a juventude que precisam ser discutidas para garantir o acesso e permanência de todos os estudantes à escola.

Biografia do Autor

Alessandro de Melo, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Facultad de Ciencias de la Educación da Universidad de Málaga (2015), financiado pelo CNPQ. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Foi Coordenador do Departamento de Pedagogia do Campus Santa Cruz, no biênio 2017-2018. É Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da mesma universidade, onde foi Coordenador no biênio 2019-2020. Tem interesse por estudos educacionais em Reformas Educativas Neoliberais, Trabalho e Educação, Marxismo e Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História. É membro do Grupo de Investigación Profesorado, Comunicación e Investigación Educativa ? PROCIE, grupo consolidado pela Junta de Andalucía da Universidad de Málaga, onde compartilha interesse pela Pesquisa Narrativa em Educação, na perspectiva emancipadora e decolonial.

Emanuelly Peplinski, CAPS AD Guarapuava

Psicóloga Clínica CAPS AD Guarapuava 2019-. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Centro-Oeste - UNICENTRO. Trabalha como professora de línguas estrangeiras. Especialista em Gestão de Recursos Humanos - Faculdade São Braz. Especialista em Neuropsicopedagogia - Faculdade São Braz. Facilitadora em Práticas Restaurativas pelo IIRP (International Institute for Restorative Practices). Graduação em Psicologia no ano de 2017 - Faculdade Guairacá, Guarapuava /PR.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

MELO, Alessandro de; PEPLINSKI, Emanuelly. Reflexões sobre a Evasão Escolar no Ensino Médio a partir do olhar de educadores: um estudo de caso. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 236–256, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71828. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71828. Acesso em: 25 abr. 2024.

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