Ações de permanência e êxito no período da pandemia de covid-19 para estudantes dos cursos técnicos integrados do IFSC - Câmpus Florianópolis:

um relato de experiência

Autores

  • Marilia Nardelli Siebert Instituto Federal de Santa Catarina
  • Gizelle Kaminiski Corso Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Cláudia Regina Silveira Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Ana Paula Boff Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71921

Palavras-chave:

Condições de acesso e permanência na escola., Educação profissional integrada., Ensino pela internet.

Resumo

A evasão escolar tem sido um tema recorrente na educação em todos os níveis de ensino. Para combatê-la, muitas instituições têm definido ações e estratégias para promover o acesso e a permanência de estudantes na escola. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com base em seu  plano estratégico,  foi criada, em 2019, a Comissão de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes, do Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, Câmpus Florianópolis. Com a pandemia da covid-19, as ações dessa Comissão voltaram-se exclusivamente para o acompanhamento da participação de estudantes das fases iniciais dos cursos técnicos integrados nas atividades não presenciais (ANPs). Assim, este trabalho objetiva relatar a experiência de atuação da Comissão na assistência aos estudantes com dificuldades de acesso às ANPs, entre 2020 e 2021. As ações da Comissão compreenderam: levantamento de estudantes com dificuldades, contato com esses estudantes e familiares e encaminhamentos para diferentes situações. De 752 estudantes matriculados nessas fases, 49 apresentaram dificuldades, seja por falta de equipamentos e/ou acesso à internet, seja por necessidade de material impresso ou dificuldades mais específicas. Para essas situações, foram realizadas orientações a estudantes/familiares para a obtenção do Auxílio Emergencial de acesso à Internet, campanhas de doação de equipamentos e preparação de material impresso. Apesar de parcialmente efetivas, essas ações reforçam a necessidade de debate e políticas institucionais mais amplas.

Biografia do Autor

Marilia Nardelli Siebert, Instituto Federal de Santa Catarina

Formada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com mestrado e doutorado em Bioquímica (UFSC), atua desde 2013 como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC - Campus Florianópolis.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7646-7251

Gizelle Kaminiski Corso, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui graduação em Letras Português - Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003), graduação em Letras Língua Italiana e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), mestrado em Literatura e Vida Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora efetiva de Português do Instituto Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Letras com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: adaptação; clássico; literatura e ensino; literatura infantojuvenil; leitor, leitura. 

Orcid. https://orcid.org/0000-0002-0716-2817

Cláudia Regina Silveira, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui Mestrado e Doutorado em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora de Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Florianópolis, onde exerce o cargo de Coordenadora de Formação de Recursos Humanos no Polo de Inovação EMBRAPII. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1217-9189

Ana Paula Boff, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), Especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de SC (2016) e Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina e estudante de pós-graduação - nível doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6568-0006

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

SIEBERT, Marilia Nardelli; CORSO, Gizelle Kaminiski; SILVEIRA, Cláudia Regina; BOFF, Ana Paula. Ações de permanência e êxito no período da pandemia de covid-19 para estudantes dos cursos técnicos integrados do IFSC - Câmpus Florianópolis: : um relato de experiência. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 193–216, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71921. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71921. Acesso em: 23 abr. 2024.

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