Desafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemia

Autores

  • Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Elisa Antônia Ribeiro Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Giuliana de Sá Ferreira Barros Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72024

Palavras-chave:

Permanência estudantil. Evasão escolar. Pandemia.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre os desafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemia, especialmente quanto à integração e engajamento dos discentes na teia social e acadêmica da instituição de ensino. Esses elementos de integração têm sido apontados como de suma importância para a permanência dos estudantes, pois fortalecem seu vínculo com a comunidade escolar e sua identidade com o curso. Entretanto, em tempos de pandemia e ensino remoto mediado por tecnologias digitais, perguntamos: como esse novo cenário de ensino remoto tem desafiado a relação e a integração entre estudantes e docentes? Para responder a essa questão, a metodologia desenvolvida consistiu na identificação e análise de estudos sobre a docência em tempos de pandemia, disponíveis na base de dados do Google Acadêmico®. Os artigos analisados apresentam diferentes enfoques, relacionados, principalmente, às condições de trabalho docente, utilização de tecnologias digitais, saúde mental e emocional dos professores, relação professor-aluno e acirramento das desigualdades sociais no contexto do ensino remoto. Ainda que os artigos não relacionem de forma direta aspectos sobre docência, relação professor-aluno, evasão e permanência estudantil, verificou-se que elementos de integração entre estudantes, professores e instituição de ensino, ainda que sejam um desafio para a docência nesse contexto de ensino remoto, consistem num fator fundamental para que estudantes estejam motivados a persistir em seus estudos.

Biografia do Autor

Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Graduada em Pedagogia pela Unimontes. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação, da UFMG. É especialista em Docência para a Educação Profissional e Mestre em Saúde Pública com ênfase na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Tem formação pedagógica pelas Universidades de ciências aplicadas de Tampere e de Häme, ambas na Finlândia. Atualmente é professora nos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Januária, onde já atuou como Coordenadora Institucional e Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais no Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência - Pibid.

Elisa Antônia Ribeiro, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Doutora em Educação (2010), pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Pós-doutorado pela (UFU). Professora e Pesquisadora em regime de dedicação efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Atua como docente permanente no Curso de Licenciatura em Computação e nos cursos de pós-graduação lato sensu. Professora nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Educação Tecnológica e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT). Possui experiência no magistério do nível fundamental e educação superior, em direção geral de instituição, gestão acadêmica e pedagógica de cursos de graduação, em coordenação de avaliação institucional e assessoria educacionais com ênfase em avaliação das aprendizagens, de instituições, programas educacionais e gestão educacional. Participa como membro do banco de avaliadores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP).

Giuliana de Sá Ferreira Barros, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2000). É doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2020). Tem mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é professora efetiva no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

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Publicado

2021-11-05

Como Citar

COTRIM-GUIMARÃES, Iza Manuella Aires; RIBEIRO, Elisa Antônia; BARROS, Giuliana de Sá Ferreira. Desafios da docência para a permanência dos estudantes em tempos de pandemia . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 303–327, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.72024. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/72024. Acesso em: 28 mar. 2024.

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