Investigação da evasão no ensino técnico integrado do IFBA - campus Simões Filho

Autores

  • Regina Célia Palácio Lambiase INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA
  • Ana Karoline dos Santos Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho - IFBA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72035

Palavras-chave:

Evasão escolar. Retenção na escola. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Diante da realidade da evasão de alunos nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, este artigo tem como objetivo geral compreender, dentro das percepções dos alunos e coordenadores dos cursos, quais as causas desta ocorrência. Como objetivos específicos iremos: a) Identificar os pontos de retenção na matriz curricular do curso; b) Identificar as causas da evasão e retenção; c) Identificar os indicadores de tendência que influenciam na evasão e retenção. Como metodologia, a pesquisa se classifica como explicativa com abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram: 1. Questionário com perguntas objetivas para os discentes; 2. Entrevistas semiestruturada com os coordenadores de curso e 3. Análise documental dos projetos dos cursos técnicos integrados: Eletromecânica, Mecânica, Petróleo e Gás e Metalurgia; 4. Questionário aplicado a Gerência de Recursos Acadêmicos (GRA) a fim de compreender como se comporta o setor em relação a evasão. Percebemos que os principais motivos da evasão na percepção dos coordenadores e dos discentes foram: 1. Duração do curso, 2. Greves e paradas no ano letivo e 3. Pandemia do Novo Corona Vírus.

Biografia do Autor

Regina Célia Palácio Lambiase, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Regulação da Indústria de Energia pela UNIFACS e graduação em Economia pela UFBA. Atualmente é professora de ensino superior, médio e técnico do Instituto Federal da Bahia - Simões Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Regulação e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação docente, Regulação e Introdução à Economia.

Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-0115-2076  

Ana Karoline dos Santos Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho - IFBA

Cursando quarto semestre da Licenciatura em Eletromecânica no IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho. Possui curso Técnico concluído (2014) em Manutenção Mecânica Industrial pelo IFBA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Salvador. 

Orcid. https://orcid.org/0000-0002-9854-8781

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

LAMBIASE, Regina Célia Palácio; DOS SANTOS CONCEIÇÃO, Ana Karoline. Investigação da evasão no ensino técnico integrado do IFBA - campus Simões Filho. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 217–235, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.72035. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/72035. Acesso em: 24 abr. 2024.

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