Diga-me por onde andas:

estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72063

Palavras-chave:

Pandemia. Evasão. Permanência.

Resumo

O presente relato de experiências tem por objetivo apresentar o processo de transição do contexto presencial para o remoto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Simões Filho, em face da pandemia do COVID-19. O relato está dividido em três partes principais, prezando o uso do critério cronológico dos fatos narrados/analisados. Inicialmente discutimos quais foram os principais desafios encontrados com a deflagração da pandemia no estado da Bahia e as ações necessárias de interrupção das atividades acadêmicas no campus. Em seguida problematizamos as estratégias que foram acionadas para encontrar/agrupar os(as) estudantes das formas integrada, subsequente e superior da nossa unidade de ensino. Por fim, explanamos sobre as ações efetuadas com os(as) estudantes neste período e como elas tiveram impacto positivo com relação ao processo de permanência e combate à evasão escolar.

 

Biografia do Autor

Azly Santos Amorim de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Mulher Negra, Soteropolitana, insubmissa e com trajetória de formação na Educação Pública possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) especialização(1998) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2003). Em 2014 tornou-se Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras-Minas Gerais e em 2020 concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno, da PUCRS, na área de Humanidades e Artes. Possui vinculo efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia no Campus Simões Filho, atuando na modalidade do Ensino médio integrado, subsequente e superior. Atuou como docente no ensino superior na Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Federal da Bahia, UNIME, Faculdade Dom Pedro II, Facdelta, onde lecionou as disciplinas,Matemática I, Calculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear. Lecionou também na Universidade Estadual da Bahia, a disciplina Análise Real. Atualmente coordena o grupo de Estudos e Pesquisa em Formação, Inclusão e Diversidade Cultural( GEFID) do IFBA Campus Simões Filho e membro do grupo de pesquisa NEMEE do IFBA Salvador, participando do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEN)

Cláudia Cunha Torres da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Doutora em Educação pela Universidad del Mar-Chile, reconhecido pela UFRJ. Especialista em Psicopedagogia pelo CEPOM. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA/Simões Filho. Tem experiência em Psicopedagogia Clínica, Educação Inclusiva, Educação do Campo, Docência Superior e Formação de professores.

Ivo Falcão da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Ivo Falcão da Silva é mestre e doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2013/2016). Possui licenciatura e bacharelado em Letras Vernáculas também pela UFBA. Desenvolveu pesquisas sobre a escritora Maria Lúcia Dal Farra através do projeto "O escritor e seus múltiplos: migrações", estudando as produções teóricas, artísticas e biográficas acerca da referida poetisa. Professor efetivo do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, vem acompanhando estudantes do curso técnico em atividades de pesquisa e extensão. Atualmente, faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências - GEPEAC, com projeto de pesquisa:Linguagens, tecnologia digital e trabalho em indústrias no município de Simões Filho / Bahia

Referências

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

SANTANA, Azly Santos Amorim de; SILVA, Cláudia Cunha Torres da; SILVA, Ivo Falcão da. Diga-me por onde andas: : estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 104–121, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72063. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/72063. Acesso em: 25 abr. 2024.

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