OS LIMITES DA AÇÃO DO ESTADO EM FAVOR DA CLASSE PROLETÁRIA

Autores

  • Maria Fernanda da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i3.9288

Resumo

Este trabalho analisa os limites da ação do Estado diante dos interesses da classe proletária, investigando o surgimento do capital e do Estado e percebendo a relação que estes estabelecem entre si. A pesquisa bibliográfica realizada teve como base as obras de Marx, Engels, Mészáros e Tonet. Por meio do estudo desses (e de outros) autores constatou-se que o Estado é a estrutura totalizadora abrangente de comando político do capital. Isto permite concluir que a luta dos trabalhadores dentro do Estado pode apenas trazer ganhos parciais – passíveis de serem incorporados pela lógica do sistema capitalista – que estão muito aquém de libertá-los da escravização assalariada. Assim sendo, o horizonte da classe proletária deve ser o da radical contraposição à forma de sociabilidade capitalista.

Biografia do Autor

Maria Fernanda da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista do Programa de Demanda Social da CAPES.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

SILVA, Maria Fernanda da. OS LIMITES DA AÇÃO DO ESTADO EM FAVOR DA CLASSE PROLETÁRIA. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 41–58, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i3.9288. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9288. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos