A EXPERIÊNCIA DOS CENTROS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEMPs) PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DA REGIÃO DA BAIXADA CAMPOS E LAGOS MARANHESES.

Autores

  • Ana Paula Ribeiro de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i6.9307

Resumo

Análise da experiência de implantação dos Centros de Ensino Médio e Educação Profissional (CEMPs) na região da Baixada Campos e Lagos maranhenses. O texto socializa a experiência inovadora de implementação de uma política pública municipal na área de educação profissional em nível médio desenvolvida em sete municípios da região da Baixada Campos e Lagos maranhenses, analisando seus impactos quanto ao atendimento dessa demanda existente nos municípios em função do histórico descaso das políticas públicas implementadas em nível estadual com relação a educação profissional em nível médio no estado do Maranhão. Analisa o processo de implantação desses Centros, bem como o projeto educativo inovador, em processo de construção permanente, do qual participam alunos, professores, dirigentes e pais, além de outros atores, e de um currículo que expanda as possibilidades dos jovens de exercer seu protagonismo social visando o desenvolvimento de sua região, bem como a apropriação do conhecimento necessário para a preparação para o trabalho produtivo e para a cidadania.

Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro de Sousa

Licenciada em História e Mestre em Educação pela UFMA. Especialista da ONG ―Formação na área de  educação e trabalho‖.

Downloads

Publicado

2017-03-25

Como Citar

SOUSA, Ana Paula Ribeiro de. A EXPERIÊNCIA DOS CENTROS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEMPs) PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DA REGIÃO DA BAIXADA CAMPOS E LAGOS MARANHESES. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 134–155, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i6.9307. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/9307. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos