Os artigos serão encaminhados a pareceristas ad hoc, que avaliarão a relevância do tema abordado segundo o scopo da revista; a organização da estrutura do texto e das referências bibliográficas; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presente no artigo. Os artigos devem seguir, obrigatoriamente, os aspectos formais listados abaixo:

I – Estar de acordo com o Foco e Escopo da revista 

Obs. 1: o trabalho poderá ser produzido por até três (3) autores: a) para o caso de autoria individual, o autor deve ter  o título de mestrando ou superior. b) em caso de coautoria, um (1) dos autores poderá estar na condição de mestrando ou superior, sendo os demais com qualquer titulação. Não serão avaliados artigos cujo/s autor/es principal/ais possua/m titulação de especialista/s, graduado/s ou inferior.

Obs. 2: artigos de autores brasileiros deverão, se aprovados, traduzir o texto original para uma língua estrangeira (inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). A responsabilidade e custos com a tradução deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. Serão publicadas ambas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido deverá constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).

Obs. 3: artigos de autores estrangeiros deverão enviar resumo em espanhol e/ou inglês.

Obs. 4: todos os autores devem possuir, obrigatoriamente, cadastro no ORCID (https://orcid.org/)

II – Ter extensão de até 18 (dezoito) páginas, incluindo título, resumo/abstract, palavras-chaves/keywords, imagens, tabelas e referências bibliográficas;

III – Na primeira página ter identificação no alto da página, em negrito, do título do artigo em língua portuguesa e inglesa e, se for em língua diferente do português, língua de origem e/ou inglês e/ou espanhol. Em caso de financiamento da pesquisa, a instituição financiadora deverá ser mencionada em nota de rodapé;

IV – Logo abaixo do título, resumo/abstract de até 230 (duzentas e trinta) palavras nas línguas portuguesa e inglesa e, se for em língua diferente do português, língua de origem e/ou inglês e/ou espanhol;

V – Ter até 05 (cinco) palavras-chave;

VI – Estar em arquivo de texto em formato “docx”, com letras Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, papel A4, margens de 2,5cm, espaçamento primeira linha de parágrafo em 2cm a partir da margem de impressão e numeração no canto inferior direito;

VII – As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT, observando-se que o destaque do título das obras e documentos deve ser em itálico, conforme os seguintes exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade: Editora, Ano. (Nome da Coleção).
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do Livro: subtítulo. Cidade: Editora, Ano. Páginas.
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Periódico, Volume, Número, Páginas, Ano.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Cidade, Ano. Disponível em: < endereço eletrônico completo >. Acesso em: 15 dez. 2015.
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Tese ou Dissertação em (Área do Programa), Instituição, Cidade, Data.

Artigos que não estejam em língua portuguesa podem seguir o padrão APA.

VIII – Para evitar conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos, não fazer qualquer referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações, para evitar a identificação do autor. Recomenda-se o uso do formato "XXX" em substituição ao nome do autor e ao título da obra. No caso de aprovação para sua publicação, a equipe editorial adicionará os dados com base nos metadados de cadastro dos autores, sendo fundamental o correto e completo preenchimento do cadastro.

IX - As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Não é permitido o uso de notas bibliográficas, devendo-se identificar as referências no corpo do trabalho, por exemplo: (SOBRENOME, Ano, Página).

X – Imagens e tabelas (300 DPIs) deverão ser enviados no corpo do texto. Na parte superior deve-se indicar número e título (Ex.: Figura 1 – Quadro de Professores). Na parte inferior deve-se informar a origem (Ex.: Fonte: Acervo do Museu da Faced) e, se for o caso, textos explicativos de no máximo 03 (três) linhas.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Os Direitos Autorais para artigos publicados na Revista Labor são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.