MEM/PORTUGAL SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE UMA (AUTO)FORMAÇÃO COOPERADA ENTRE PROFESSORES

Autores

  • Tânia Serra Azul Machado BEZERRA Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Pedro Francisco Gonzalez Universidade do Açoures/Portugal
  • Rui Trindade Universidade do Porto/Portugal

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i19.32968

Palavras-chave:

Escola, MEM, docência, Inovação

Resumo

Este texto constitui resultado de investigação vivenciada no pós-doutoramento em Ciências da Educação da Universidade do Porto e, intenciona demonstrar, vivências docentes que relacionam as categorias Formação Integral, Aprendizagem Cooperativa, Inovação/Diferenciação Pedagógica e Escola, com amparo em experiências de professores do MEM/Portugal. Objetiva-se debater e analisar, com base nas ações pedagógicas mencionadas, o processo constituidor de uma formação humana que reflete os sujeitos em sua integralidade, autonomia e emancipação. Como também objetiva-se compreender ações e relações pedagógicas cotidianas que configuram uma cultura docente de (re)invenção da escola a partir de contextos de inovação. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada em análises dialógicas em que foram associadas fontes orais e escritas, no sentido de movimentar-se do específico ao geral, ou seja, das particularidades do objeto para a compreensão de um todo complexo, que são as categorias Escola e Docência, em vivência de uma proposta de educação que subverte a lógica do instrumentalismo e tecnicismo. Em hipóteses conclusivas, significam contato denso com outra abordagem à instituição escola sob um viés de ruptura com a tendência normativa e positivista. Isto se coloca, finalmente, no sentido de ampliar espaços de debates e aprofundamentos teóricos e práticos acerca do magistério e da Escola como lugar/tempo de ciência/pesquisa e possibilidade de contribuir com a produção de novos sentidos/significados sociais.

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Publicado

2018-11-07

Como Citar

BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado; GONZALEZ, Pedro Francisco; TRINDADE, Rui. MEM/PORTUGAL SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE UMA (AUTO)FORMAÇÃO COOPERADA ENTRE PROFESSORES. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 63–74, 2018. DOI: 10.29148/labor.v1i19.32968. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/32968. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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