A GLOBALIZAÇÃO E A CRISE DO DESEMPREGO: POLÍTICA DE AUSTERIDADE COMO SOLUÇÃO PARA A CRISE DO DESEMPREGO NA EUROPA

Autores

  • Luiz Alberto Pereira Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Francisco Carlos Duarte Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Resumo

A globalização econômica/financeira produz impactos no mundo, tendo por fundamento principal o respaldo no argumento da liberação dos mercados. Não se trata de um fenômeno atual, sendo que o seu apogeu se deu após os anos setenta com a crise financeira, inicialmente pelos Bancos e Multinacionais. Como origem de um movimento econômico/financeiro, a globalização gerou reflexos na sociedade e, por conseguinte, gerando forte impacto no aumento do desemprego, na desregulamentação e na flexibilização dos direitos trabalhistas. Para tentar conter o desemprego decorrente, principalmente, da globalização econômica/financeira, surge a política da austeridade imposta na Europa, mais especificamente em relação aos países que adotaram a moeda euro, como um modelo a ser seguido a fim de resolver o problema da crise de desemprego. A finalidade deste trabalho é analisar a globalização e sua relação com o desemprego, bem como a política de austeridade imposta em alguns países do Euro como mecanismo de solução para a crise do desemprego. Para tanto, o presente trabalho se baseou em pesquisas doutrinárias e em dados fornecidos pelo IBGE, EAPN e pela OIT. Por fim, apresentaremos as considerações finais a respeito da pesquisa realizada, respondendo a indagação se a política de austeridade imposta em alguns países do Euro tem contribuído para a diminuição do desemprego.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Pereira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador da Especialização em Direito do Trabalho e de Processo do Trabalho da PUCPR, Campus Londrina. Professor Universitário. Advogado.

Francisco Carlos Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Mestre e Doutor em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor pela Università degli Studi di Lecce - Itália e pela Universidad de Granada - Espanha. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Procurador do Estado do Paraná e advogado.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

_______. Danos colaterais: desigualdades sociais numa era global. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013,

COLLER, Xavier. La empresa flexible: Estudio sociológico Del impacto de la flexibilidad em el proceso de trabajo. Madrid: Centro de Investigaciones Sociológicas, 1997.

CORSI, Francisco Luiz. A globalização e a crise dos Estados Nacionais. In: DOWBOR, Ladislau; IANNI, Octavio; RESENDE, Paulo Edgar. Desafios da globalização, 5ª. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2003.

EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza-Portugual. Indicadores sobre a pobreza – Dados Europeus e Nacionais. Disponível em: < http://www.igfse.pt/upload/docs/2012/IndicadoresPobrezaUE_PT_%20agosto2012.pdf> Acesso em: 19 jan. 2014).

ESTANQUE, Elísio; FERREIRA, António Casimiro; SILVA, Manuel Carvalho da; PROENÇA, João. Dossier: sindicalismo português. 2013. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/publicacoes/rccs/artigos/62/RCCS62-Dossier%20Sindicalismo-149-188.pdf> Acesso em: 19 fev. 2014.

FERREIRA, António Casimiro. Sociedade da austeridade e direito do trabalho de exceção. Porto: Vida Económica. 2012.

_________. Para uma concepção decente e democrática do trabalho e dos seus direitos: (Re) pensar o direito das relações laborais. In A globalização e as ciências sociais. 2ª. ed. Portugal: Cortez Editora. 2002.

FRANCO FILHO, Georgenor de Souza. Globalização do trabalho: rua sem saída. São Paulo: LTr, 2001.

Fundo para globalização vai ajudar jovens desempregados. 2013. Disponível em: < http://www.noticiasaominuto.com/economia/131115/fundo-para-globalizacao-vai-ajudar-jovens-desempregados#.UoyW49L6W7k> Acesso em: 20 de jan. 2014.

JINKINGS, Nise. Trabalho e resistência na “fonte misteriosa”: os bancários no mundo da eletrônica e do dinheiro. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

Mapa mundial do desemprego entre os jovens. 2011. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/especiais/mapa-mundial-do-desemprego-entre-jovens,153888.htm> Acesso em: 20 jan. 2014.

MARTINS, Sergio Pinto. A terceirização e o direito do trabalho.. 12a. edição revista e ampliada.São Paulo: Editora Atlas, 2012.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital; Trad. Francisco Raul Cornejo [et al.]. 2ª. ed. Ver. e ampliada. São Paulo: Bomtempo, 2011.

RAMOS FILHO, Wilson. Direito capitalista do trabalho: história, mitos e perspectivas no Brasil. São Paulo: LTr, 2012.

REINERT, José Nilson. Desemprego: Causas, Consequências e possíveis soluções. 2012, Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/download/8065/7448‎>.

STANDING, Guy. O precariado: a nova classe perigosa. Tradução Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

SEN, A; KLIKSBERG, B. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado; trad. Bernardo Ajzerberg, Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras: 2010.

SINGER, Paul. Globalização e Desemprego: Diagnóstico e alternativas. São Paulo: Editora Contexto. 2012.

STIGLITZ. Joseph E. Inequality is a choise. 2013. Disponível em: <http://opinionator.blogs.nytimes.com/2013/10/13/inequality-is-a-choice.>

U.S., Worries About Job Cutbacks Return to Record Highs. 2011. Disponível em: <http://www.gallup.com/poll/149261/Worries-job-Cutbacks-Return-Record-Highs.aspx >

Uma globalização justa: criando oportunidades para todos. Brasília: MTE, Assessoria Internacional, 2005.

WANDELLI, Leonardo Vieira. O direito humano e fundamental ao trabalho: fundamentação e exigibilidade. São Paulo: LTr, 2012.

World of Work Report 2011: Making Markets Work for Jobs. 2011. Disponível em: <http://www.ilo.org/global/publications/books/forthcoming-publications/WCMS_166021/lang--en/index.htm.>

Downloads

Publicado

2016-12-11

Edição

Seção

Doutrina Nacional