O PROCESSO CIVIL CONTEMPORÂNEO FACE À NEOLIBERALIZAÇÃO DO SISTEMA DE JUSTIÇA

Autores

  • Fernando Hoffmam Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Câmpus Santiago/RS) e Universidade do vale do Ridos Sinos (UNISINOS/RS)
  • Jose Luis Bolzan de Morais Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desvelar os processo de invasão do Direito pela racionalidade pragmático-economicista inerente ao discurso neoliberal, e o consegquente processo de desautonomização do Direito face aos “mandamentos” do mercado. O que, nesse plano, se opera claramente no processo civil contemporâneo, ordenado com base em uma racionalidade economicista e por vetores de eficiência, padronização e quantificação do espaço-tempo processo-decisório. Desse modo, mostra-se evidente a necessidade de reconstrução do ambiente processo-jurisdicional, o que no presente trabalho se dá por uma mirada hermenêutica.

Biografia do Autor

Fernando Hoffmam, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Câmpus Santiago/RS) e Universidade do vale do Ridos Sinos (UNISINOS/RS)

Fernando Hoffmam: Mestre e Doutorando em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROEX/CAPES; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição, vinculado à UNISINOS e ao CNPQ; Professor Titular do Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/ Câmpus Santiago); Membro do Grupo de Pesquisa Direito, Justiça e Cidadania, vinculado à URI e ao CNPQ; Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Jose Luis Bolzan de Morais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra; Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Université de Montpellier I; Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Professor do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Procurador do Estado do Rio Grande do Sul.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida Para o Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BOLZAN DE MORAIS, José Luis. A Subjetividade do Tempo: uma perspectiva transdisciplinar do Direito e da Democracia. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1998.

CHEVALLIER, Jacques. O Estado Pós-Moderno. Tradução: Marçal Justen Filho. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

DASTUR, Françoise. Heidegger e a Questão do Tempo. Tradução: João Paz. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

DUFOUR, Dany-Robert. A Arte de Reduzir As Cabeças: sobre a nova servidão na sociedade ultraliberal. Tradução: Sandra Regina Felgueiras. Rio de janeiro: Companhia de Freud, 2005.

GAIGER, Luiz Inácio; et al (Org). Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009.

GAIGER, Luiz Inácio. Eficiência. In: GAIGER, Luiz Inácio; et al (Org). Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009.

HARVEY, David. O Neoliberalismo: história e implicações. Tradução: Adail Sobral; Maria Stela Gonçalves. Rio de Janeiro: Loyola, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2006.

HIDALGO, Daniela Boito Maurmann. Relação Entre Direito Material e Processo. Uma Compreensão Hermenêutica: compreensão e reflexos da afirmação da ação de direito material. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

HOFFMAM, Fernando; SALDANHA, Jânia Maria Lopes. Da Pós-Modernidade Processual: o hipermoderno e o antimoderno na caracterização do processualismo contemporâneo. In: Revista Direitos Fundamentais e Justiça, Ano 8, nº. 26, p. 136-159, jan-mar. 2014.

ISAIA, Cristiano Becker. Processo Civil e Hermenêutica: a crise do procedimento ordinário e o redesenhar da jurisdição processual civil pela sentença (democrática) liminar de mérito. Curitiba: Juruá, 2012.

LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sebastien. Os Tempos Hipermodernos. Tradução: Mário Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.

MORAIS DA ROSA, Alexandre; AROSO LINHARES, José Manuel. Diálogos Com a Law & Economics. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

MORAIS DA ROSA, Alexandre; MARCELINO JÚNIOR, Julio Cesar. O (Re)Pensar da Crise Jurisdicional Diante do Engodo Eficientista: o direito e a economia em discussão. In: SPERNGLER, Fabiana Marion; BRANDÃO, Paulo de Tarso (Org). Os (Des)Caminhos da Jurisdição. Florianópolis: Conceito, 2009.

MORAIS DA ROSA, Alexandre. O Hiato Entre Hermenêutica Filosófica e a Decisão Judicial. In: STRECK, Lenio Luiz; STEIN, Ernildo (Org). Hermenêutica e Epistemologia: 50 anos de Verdade e Método. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Decisão Judicial e o Conceito de Princípio: a hermenêutica e a (in)determinação do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

PHILIPPI, Jeanine Nicolazzi. A Forma e a Força da Lei: reflexão sobre um vazio. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda (Org). Direito e Psicanálise: intersecções a partir de “O Estrangeiro” de Albert Camus. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. Artigo disponibilizado pela autora, p.1-8.

SALDANHA, Jânia Maria Lopes Saldanha. A Jurisdição Partida Ao Meio: a (in)visível tensão entre eficiência e efetividade. In: STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de (Org). Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica: anuário do programa de pós-graduação em Direito da UNISINOS – N. 6. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

SPENGLER, Fabiana Marion; BRANDÃO, Paulo de Tarso (Org). Os (Des)Caminhos da Jurisdição. Florianópolis: Conceito, 2009.

STEIN, Ernildo. Diferença e Metafísica: ensaios sobre a desconstrução. Ijuí: UNIJUI, 2008.

STEIN, Ernildo. A Questão da Compreensão: as tentativas iniciais da Escola Histórica Alemã. In. STEIN, Ernildo; OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Racionalidade e Existência: o ambiente hermenêutico e as ciências humanas. Ijui: UNIJUI, 2008.

STEIN, Ernildo. Sensibilidade e Inteligibilidade: a perspectiva de dois paradigmas. In. STEIN, Ernildo; OLIVEIRA, Rafael Tomaz de. Racionalidade e Existência: o ambiente hermenêutico e as ciências humanas. Ijui: UNIJUI, 2008.

STEIN, Ernildo; OLIVEIRA, Rafael Tomaz de (Org). Racionalidade e Existência: o ambiente hermenêutico e as ciências humanas. Ijuí: UNIJUI, 2008.

STEIN, Ernildo. Gadamer e a Consumação da Hermenêutica. In: STRECK, Lenio Luiz; STEIN, Ernildo (Org). Hermenêutica e Epistemologia: 50 anos de Verdade e Método. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica E(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

STRECK, Lenio Luiz. O Que É Isto – decido conforme minha consciência?. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

STRECK, Lenio Luiz; ABBOUD, Georges. O Que É Isto – o precedente judicial e as súmulas vinculantes ?. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

STRECK, Lenio Luiz; STEIN, Ernildo (Org). Hermenêutica e Epistemologia: 50 anos de Verdade e Método. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

STRECK, Lenio Luiz; BOLZAN DE MORAIS, José Luis (Org). Constituição, Sistemas Sociais e Hermenêutica n. 6. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-11

Edição

Seção

Doutrina Nacional