DOS DIREITOS HUMANOS E DOS CONFLITOS NA SOCIEDADE LÍQUIDA PÓS-MODERNA

Autores

  • Charlise Paula Colet Gimenez Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo
  • Florisbal de Souza Del'Olmo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo
  • Rosângela Angelin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Conflitos, Sociedade Líquida, Pós-modernidade.

Resumo

O presente artigo, desenvolvido a partir do método de abordagem dedutivo, e método de procedimento sócio-analítico, tem como objetivo abordar os conflitos decorrentes da sociedade líquida pós-moderna e os desafios de humanizar as relações sociais, a partir de uma perspectiva dos direitos humanos. Na sociedade líquida pós-moderna, as polaridades são características permanentes diante da instabilidade nas relações interpessoais, e as ações e estratégias de reação se modificam em velocidade superior à capacidade humana de aprender efetivamente, caracterizando-se a vida líquida pela precariedade e incertezas constantes, provocando fluidez dos valores e a fragilidade nas relações estabelecidas entre os seres humanos, o que afeta a própria interpretação e aplicabilidade dos direitos humanos. Eis o desafio dos direitos humanos na pós-modernidade.

Biografia do Autor

Charlise Paula Colet Gimenez, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo

Doutora em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito – Mestrado e Doutorado, e do Curso de Graduação em Direito, ambos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, campus Santo Ângelo/RS. Coordenadora do Curso de Graduação em Direito da URI, campus Santo Ângelo/RS. Advogada. E-mail: charliseg@santoangelo.uri.br

Florisbal de Souza Del'Olmo, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo

Especialista em Direito e em Educação. Mestre (UFSC). Doutor em Direito (UFRGS), e Pós-Doutor em Direito (UFSC). Professor do Programa de Mestrado em Direito da URI, Santo Ângelo, RS. Líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPq Tutela dos Direitos e sua Efetividade. Coordenador do Projeto de Pesquisa Direito Internacional do Trabalho e o resgate da dignidade e da cidadania. E-mail: florisbaldelolmo@gmail.com

Rosângela Angelin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo

Pós-Doutora pela Faculdades EST, São Leopoldo-RS (Brasil). Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrueck (Alemanha). Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo/RS e da Graduação de Direito dessa Instituição. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Direitos Humanos e Movimentos Sociais na Sociedade Multicultural e do Projeto de Extensão O lugar dos corpos das Mulheres na Sociedade: uma abordagem do corpo e da defesa pessoal. Integrante do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST. Integra a Marcha Mundial de Mulheres. E-mail: rosangelaangelin@yahoo.com.br 

Referências

APPIAH, K. Anthony. Identidade, Autenticidade e Sobrevivência: sociedades multiculturais e reprodução Social. In: TAYLOR, Charles (Org.). Multiculturalismo: Examinando a política de reconhecimento. Lisboa: Instituito Piaget, 1994, p. 165-183.

BATISTA, Vera Malaguti. O Medo na Cidade do Rio de Janeiro. Dois Tempos de uma História. 2. ed. Rio de Janeiro: editora Revan, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. A Arte da Vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

BAUMAN, Zygmunt. A Cultura no Mundo Líquido Moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2013.

BAUMAN, Zygmunt. A Sociedade Individualizada. Vidas Contadas e Histórias Vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade. A Busca por Segurança no Mundo Atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e Medo na Cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009b.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização. As Consequências Humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008b.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zygmunt. O Mal-estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009c.

BAUMAN, Zygmunt. Vidas Desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005b.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOLZAN DE MORAIS, Jose Luis; STRECK, Lênio Luiz. Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. São Paulo: Malheiros, 2008.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/-Constituicao.htm>. Acesso em: 08 jul. 2016.

BUBER, Martin. Sobre Comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2008.

CANCLINI, Néstor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Tradução: Luiz Sérgio Henriques. 3. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

CASTEL, Robert. La Inseguridad Social. ¿Qué es estar protegido? Buenos Aires: Manantial, 2013.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e a teoria da constituição.7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

DERRIDA, Jacques. Gêneses, genealogias, gêneros e o gênio. Porto Alegre: Sulina, 2005.

ETZIONI, Amitai. La Nueva Regla de Oro. Comunidad y Moralidad en una Sociedad Democrática. Barcelona: Paidós, 1996.

FROMM, Erich. Ter ou Ser? Trad. Nathanael T. Caixeiro. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1991.

HAHN, Noli Bernardo; ANGELIN, Rosângela. Contribuição dos Movimentos Feministas para a cultura dos Direitos Humanos mediante a perspectiva da racionalidade descentrada. p. 65-78. In: SANTOS, André Copetti; HAHN, Noli Bernardo; ANGELIN, Rosângela (Coord.). Policromias da Diferença: Inovações sobre Pluralismo, Direito e Interculturalidade. Curitiba: Juruá, 2015.

HERRERA FLORES, Joaquín. Teoria Crítica dos Direitos Humanos:os Direitos Humanos como produtos culturais. Tradução e Revisão: Luciana Caplan; Carlos Roberto Diogo Garcia; Antonio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson Aparecido Dias. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2009.

KAFKA, Franz. A Metamorfose. São Paulo: Martin Claret, 2007.

MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulius, 1997.

PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SCHMIDT, João Pedro. Comunidade e comunitarismo: considerações sobre a inovação da ordem sociopolítica. In: Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo, Vol. 47, N. 3, p. 300-313, set/dez 2011.

SCHAPER, Valério Guilherme. O humano em questão: os direitos humanos como proposta social. In: VIOLA, Solon Eduardo Annes; ALBUQUERQUE, Marina Z. de (Orgs.). Fundamentos para educação em direitos humanos. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2011.

SILVA, Braulio; MARINHO, Frederico Couto. Urbanismo, desorganização social e criminalidade. In: LIMA, Renato Sérgio de Lima; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de (Orgs.). Crime, polícia e justiça no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014, p. 71-85.

SPENGLER, Fabiana Marion. Fundamentos Políticas da Mediação Comunitária. Ijuí: editora Unijuí, 2012.

TOURAINE, Alain. Iguais e diferentes. Poderemos viver juntos? Petrópolis: Vozes, 1999.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Doutrina Nacional