TRANSAÇÃO TRIBUTÁRIA COMO ATO-NEGÓCIO ADMINISTRATIVO: UMA PERSPECTIVA DE COLABORAÇÃO

Autores

  • Hendrick Pineiro da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lídia Maria L. R. Ribas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Transação Tributária. Acesso à Justiça. Ato administrativo. Mecanismos alternativos na solução de conflitos.

Resumo

A partir de uma análise bibliográfica exploratório-descritiva é construída uma perspectiva da transação tributária como ato-negócio administrativo com juízos acerca dos enunciados presentes no direito positivo sobre a matéria, recorrendo-se nesta tarefa às lições da doutrina nacional e internacional. Apoia-se na necessidade de implementarem-se mecanismos alternativos à jurisdição, em um contexto de Poder Judiciário assoberbado para posicionar a transação tributária como instrumento na solução de controvérsias entre fisco e contribuintes. Busca revelar as características do instituto a partir da teoria geral do direito, descrevendo as feições que ele assume no campo do direito público. Apresenta as características dos atos administrativos como forma de manifestação da vontade da Administração. Neste caminho, aborda o tema da bilateralidade nos atos administrativos para chegar na possibilidade de atos administrativos negociais, unilaterais em sua formação e bilaterais em seus efeitos, que diferem dos contratos administrativos no que tange à orientação das vontades envolvidas. Por fim, apresenta a Transação Tributária como ato-negócio administrativo, no qual os interesses da Administração e do Administrado assumem uma postura paralela com vistas ao interesse comum de extinguir o crédito tributário; uma perspectiva que se justifica na formação de um interesse público por colaboração.

Biografia do Autor

Hendrick Pineiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Advogado especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Pesquisador membro do grupo de estudos Mecanismos Alternativos na Solução de Conflitos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professor da disciplina de Direito Financeiro na mesma universidade.

Lídia Maria L. R. Ribas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre e doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica - PUC de São Paulo. Pós-doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museo Social da Argentina. Pesquisadora e orientadora na graduação e pós-graduação da UNIDERP/ANHANGUERA e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Referências

ARAÚJO, Clarisse Von Oertzen de. Incidência jurídica, teoria e crítica. São Paulo: Noeses, 2011.

ALESSI, Renato. Instituiciones de derecho administrativo. Barcelona-Espanha: Bosch Casa Editorial, 1970.

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo. 7. ed., Niterói-RJ: Impetus, 2005.

BALEEIRO, Aliomar. Direito tributário brasileiro. 11. ed., Rio de Janeiro: Forense, 2002.

BATISTA JUNIOR, Onofre. Transações administrativas: um contributo ao estudo do contrato administrativo como mecanismo de prevenção e terminação de litígios e como alternativa à atuação administrativa autoritária, no contexto de uma administração pública mais democrática, São Paulo: Quartier Latin, 2007.

BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. São Paulo: EDIPRO, 2011.

BORGES, Jose Souto Maior. Lançamento tributário. 2. Ed., São Paulo: Malheiros, 2009.

BRASIL. Lei n. 5.172 de 25 de outubro de 1966, Código Tributário Nacional. Presidência da República. Portal Online. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5172.htm. Acesso em 22 de jun. 2014.

CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição, 3. ed., Lisboa-PT: Almedina, 1998.

CARVALHO, Paulo de Barros. Direito tributário, fundamentos jurídicos da incidência. 8. ed., São Paulo: Saraiva, 2010.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Justiça em números 2013. Brasília, 2013.

DINIZ, Maria Helena. Tratado teórico e prático dos contratos vol. V. 6. ed., São Paulo: Saraiva, 2006.

GORDILLO, Agostín. Tratado de derecho administrativo: el acto administrativo,tomo III. 7. ed., Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto, 6. ed., São Paulo: Malheiros, 2005.

GUIMARAES, Vasco Branco. O papel da vontade na relação jurídico-tributária (Contributo para a compreensão da possibilidade técnico-legal da conciliação e transação como forma de extinguir o crédito tributário” in SARAIVA FILHO, Osvaldo Othon de Pontes; GUIMARAES, Vasco Branco, Transação e arbitragem no âmbito tributário: homenagem ao jurista Carlos Mario da Silva Velloso, Belo Horizonte: Forum, 2008.

HORVATH, Estevão. Lançamento tributário e “Autolançamento”. 2.ed., São Paulo: Quartier Latin, 2010.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito administrativo. São Paulo: Saraiva, 2005.

LOPES, Miguel Maria de Serpa. Curso de direito civil vol. III. 5. ed., Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2001.

MEDAUAR, Odete. O direito administrativo em evolução, São Paulo: RT, 1992.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 29. ed., atualizada por Eurico de Andrade Azevedo, Décio Balestero Aleixo, José Emmanuel Burle Filho, São Paulo: Malheiros, 2004.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 21ª ed., São Paulo: Malheiros, 2006.

MELLO, Marcos Bernardes de. Teoria do Fato Jurídico, plano da existência. São Paulo: Saraiva, 2012.

MIRANDA, Francisco Cavalcanti Pontes de. Tratado de direito privado tomo XXV. Campinas: Bookseller, 2003.

MUZZI FILHO, Carlos Victor. A vontade do contribuinte no direito tributário: existem ‘contratos fiscais’? Revista jurídica da procuradoria geral da fazenda estadual de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 48/49/50, out. 2003, p. 11-32.

NABAIS, José Casalta. O dever fundamental de pagar impostos. Coimbra-Portugal: Almedina, 2004.

RÁO, Vicente. Ato jurídico. 4. ed. São Paulo: RT 1999.

RIBAS, Lídia Maria Lopes Rodrigues; SILVA, Hendrick Pinheiro. Transação como mecanismo alternativo na resolução de conflitos tributários. Derecho y Cambio Social, v. 34, p. 1, 2013.

SCORSIM, Ericson Meister. O processo de evolução do Estado, da Administração Pública e do Direito Administrativo. Interesse Público, ano 9, n. 42, mar./abr. 2007, Porto alegre: Notadez, 2007.

SUNDFELD, Carlos Ari. Fundamentos de direito público. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.

VERGUEIRO, Camila Campos. Obrigação tributária – O processo de positivação e as Causas Suspensivas de sua Exigibilidade. São Paulo: Quartier Latin, 2009.

Downloads

Publicado

2015-11-13

Edição

Seção

Doutrina Nacional