UMA PROPOSTA DE REFORMA DA ESTRUTURA PARTIDÁRIA DO BRASIL COM BASE NO DEVER FUNDAMENTAL DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

Autores

  • Alice Rocha da Silva UniCEUB
  • Matheus Passos Silva Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

partidos políticos, sistemas eleitorais, dever fundamental, cidadania.

Resumo

Um dos aspectos cruciais da democracia contemporânea diz respeito à sua capacidade de efetivamente representar o cidadão, especialmente quando se considera que a representação contribui para a melhoria da cidadania e, em última instância, da dignidade humana. Contudo, o Brasil tem passado por um processo semelhante ao que ocorre nos países ocidentais: fala-se da diminuição do interesse do cidadão em participar por meio dos canais tradicionais – nomeadamente por meio do processo eleitoral. A cada eleição o número de abstenções e de votos em branco ou nulos vem a aumentar, e isto surpreende especialmente em um país como o Brasil no qual o exercício do voto é obrigatório. Ainda, é possível falar em volatilidade eleitoral, a qual é compreendida como a alteração constante do partido político escolhido pelo eleitor de maneira que em uma eleição ele opte pelo partido “A”, na eleição subsequente pelo partido “C”, na próxima eleição pelo partido “B” e assim sucessivamente. Além disso, é possível se falar em rebaixamento do grau de representatividade a partir do momento em que os cidadãos acreditam que os representantes eleitos, não importa quais sejam seus respectivos partidos de origem, farão sempre a mesma coisa. Torna-se possível, neste contexto, falar-se em falhas de representação devido à diminuição da participação do cidadão pelo canal eleitoral, o que enfraquece o sistema democrático. Consequentemente, é urgente a necessidade de reestruturação do sistema político-jurídico de participação política e de representação, já que tais elementos correspondem às traves-mestras da democracia representativa contemporânea. Com o objetivo de solucionar tal problema apresenta-se a proposta de reestruturação do sistema partidário-eleitoral brasileiro, a qual é focada em três aspectos: 1) Alteração do sistema de lista aberta para lista fechada, com o objetivo de garantir maior força ideológica dos partidos políticos; 2) Proibições de coligações pro tempore e implantação do conceito de federações partidárias, objetivando-se a manutenção da união partidária durante o exercício da legislatura; 3) A implantação da obrigatoriedade de lançamento de candidatos, por parte dos partidos políticos, apenas após votação prévia junto à população. Acredita-se que com tais alterações possa haver maior envolvimento do cidadão no que concerne ao aspecto representativo da democracia por gerar seu envolvimento direto com a estrutura partidária, além de colocá-lo como corresponsável na definição dos rumos de sua própria sociedade por meio do exercício de seu dever fundamental de participação política.

Biografia do Autor

Alice Rocha da Silva, UniCEUB

Professora da Graduação e Pós-graduação stricto sensu em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Faculdade Processus. Doutora em Direito Internacional Econômico pela Aix-Marseille Université, França, (revalidado pela Universidade Federal do Ceará – UFC). Mestrado em Direito das Relações Internacionais pelo UniCEUB. Graduação em Direito pelo UniCEUB e Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política pela Universidade de Brasília-UnB. Email: rochaalice@yahoo.com.br

Matheus Passos Silva, Universidade de Lisboa

Doutorando em Direito, com especialização em Ciências Jurídico-Políticas, na Universidade de Lisboa (Portugal).Pesquisador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisador voluntário do Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS) da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Possui mestrado e graduação em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Pos-graduação em Direito Eleitoral e em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (Brasília/DF, Brasil).

Referências

ALMEIDA, Alberto. Amnésia eleitoral: em quem você votou para deputado em 2002? E em 1998? In: SOARES, Gláucio Ary Dillon; RENNÓ, Lucio R. (orgs.). Reforma política: lições da história recente. Rio de Janeiro: FGV, 2006, p. 42.

ANDRADE, José Carlos Vieira de. Os direitos fundamentais na Constituição portuguesa de 1976. 5 ed. Coimbra: Almedina, 2012.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de filosofia do direito. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Trad. Carmen C. Varriale et al.; coord. trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luís Guerreiro Pinto Cacais. 11 ed. Brasília: UnB, 1998.

BONAVIDES, Paulo; LIMA, Francisco Gérson Marques de; BEDÊ, Fayga Silveira (coords.). Constituição e democracia. Estudos em homenagem ao Prof. J. J. Gomes Canotilho. São Paulo: Malheiros Editores, 2006.

BORÓN, Atílio. Estado, capitalismo e democracia na América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994, p. 94-103.

BRASIL. Empresa Brasil de Comunicação. Câmara: índice de renovação de deputados é menor do que em 2010. 6 de outubro de 2014.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas populacionais para os municípios brasileiros em 01.07.2014.

______. Tribunal Superior Eleitoral. Estatísticas eleitorais 2014. Estatísticas do eleitorado — Quantitativo / Eleitorado. Quantidade de eleitores no Brasil.

CANOTILHO, Joaquim José Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituição. 7 ed., 16 reimp. Coimbra: Almedina, 2014.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

CINTRA, Antonio Octávio; AMORIM, Miriam Campelo de Melo. Listas preordenadas e financiamento público: prós e contras. Liberdade e cidadania. Ano I, nº 1, jul./set. 2008.

FLEISCHER, David. As eleições municipais no Brasil: uma análise comparativa (1982-2000). Opinião pública. Campinas, Vol. III, nº 1, 2002, p. 92.

GOMES, José Jairo. Direito eleitoral. 11 ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2015.

JOHNSON, Joel W. Electoral systems and political corruption. 1º de agosto de 2014. Disponível em <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2488834>. Acesso em 14 de julho de 2015.

MAIR, Peter. Ruling the void: the hollowing of Western democracy. Edição Kindle. Londres, Nova York: Verso, 2013.

MANIN, Bernard. The principles of representative government. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2002.

MARSHALL, T. H. Citizenship and social class. In: MANZA, Jeff; SAUDER, Michael. Inequality and society. Nova Iorque: W. W. Norton and Co., 2009.

MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de direito constitucional. 9 ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.

______. Limites da revisão: cláusulas pétreas ou garantias de eternidade. Possibilidade jurídica de sua superação. Revista da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), 60/251.

MIGNOZZETTI, Umberto G. Electoral systems, competition, and incentives for corruption. 18 de fevereiro de 2014. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2415060>. Acesso em 14 de julho de 2015.

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. Tomo VII. Estrutura constitucional da democracia. Coimbra: Coimbra, 2007.

MORO, Giovanni. Active citizenship as phenomenon and concept. Paper apresentado no Congresso do Instituto Internacional de Sociologia. Tel Aviv: 15 de julho de 1999.

NABAIS, José Casalta. Por uma liberdade com responsabilidade: estudos sobre direitos e deveres fundamentais. Coimbra: Coimbra, 2007.

NEVES, Marcelo. A constitucionalização simbólica. São Paulo: Acadêmica, 1994.

NICOLAU, Jairo. Como aperfeiçoar a representação proporcional no Brasil. Revista Caderno de Estudos Sociais e Políticos. V. 4, n. 7, jan./jun. 2015.

______. O sistema eleitoral de lista aberta no Brasil. Dados. Rio de Janeiro, v. 49, nº 4, 2006.

______. Voto personalizado e reforma eleitoral no Brasil. In: SOARES, Gláucio Ary Dillon; RENNÓ, Lucio R. (orgs.). Reforma política: lições da história recente. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

RABAT, Márcio Nuno. Análise crítica da reforma política. Novembro de 2009.

SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo da Cultura, 1961.

TAYLOR, Charles. Argumentos filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.

TERENZI, Gabriela; URIBE, Gustavo; AZEVEDO, Rayanne. Custo de R$ 5 bilhões faz eleições deste ano baterem recorde histórico. Folha Poder. 30 de novembro de 2014.

VOGEL, Luiz Henrique. O sistema proporcional de lista preordenada. Novembro de 2011.

XIMENES, Julia Maurmann. O comunitarismo e dinâmica do controle concentrado de constitucionalidade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Doutrina Nacional