A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO MARXISTA PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE SOCIOAMBIENTAL CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Sérgio Augustin Universidade Federal do Paraná
  • Natacha John Universidade de Caxias do Sul
  • Sieli Pontalti Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Alienação. Capitalismo. Marxismo ecológico. Crise sociambiental.

Resumo

A partir das contribuições do pensamento marxista o presente trabalho busca demons-
trar que a degradação dos recursos naturais (natureza), bem como a alienação do homem a partir dos tempos modernos, originam-se do somatório do modo de produção capitalista com a ideologia antropocentrista desenvolvida ao longo dos séculos. Desse modo, visa apontar que a concentração da população nos meios urbanos faz com que haja obstáculos na relação entre o homem e o meio natural, o que gera a degradação ambiental, por não haver retorno à própria natureza dos elementos naturais extraídos pelo próprio homem.

Biografia do Autor

Sérgio Augustin, Universidade Federal do Paraná

Doutor pela Universidade Federal do Paraná, coordenador do Programa de Pós Graduação (Mestrado Acadêmico em Direito) da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é membro da Comissão de Minter/Dinter e da Comissão de APCNs na Área do Direito junto a atual gestão da CAPES/Ministério da Educação (desde julho 2011). É juiz de Direito no Estado do Rio Grande do Sul.

Natacha John, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Direito (UCS), área de concentração em Direito Ambiental e Sociedade, na linha de pesquisa Direito Ambiental e Novos Direitos. Graduada pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA. Integrante do grupo de pesquisa “Alfabetização Ecológica, Cultura e Jurisdição: uma incursão pelas teorias da decisão” na UCS. Advogada.

Sieli Pontalti, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Direito (UCS), área de concentração em Direito Ambiental e Sociedade, na linha de pesquisa Direito Ambiental e Novos Direitos.Graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Consultora e projetista ambiental.

Downloads

Edição

Seção

Doutrina Nacional