Chamada para Publicação: Contracolonialismo e Comunicação

2023-08-21

Chamada_aberta_-_PASSAGENS.png

 

Nas últimas décadas, em consonância com as propostas pós-coloniais, podemos observar um aumento nas investigações de formas/pensamentos/teorias contracoloniais, seja no campo da comunicação ou nas mais diversas searas.

No Brasil, o pensamento vivo de quilombolas, povos originários e populações que, à revelia das teorias hegemônicas (notadamente eurocentradas), dialogam seus saberes ancestrais com o conhecimento oriundo das academias e centros de pensamento institucionais, nos apontam para outras formas de apreensão dos conhecimentos.

O presente dossiê, "Contracolonialismo e comunicação", surge com a proposta de colocar em diálogo as teorias contracoloniais, a era algorítmica da informação e seus desdobramentos no mundo contemporâneo, em um momento onde categorias epistemológicas são revistas, onde as Inteligências Artificiais (IA) pautam debates em ética e liberdade. Como desenvolver pesquisas e uma comunicação de envergadura global com viés contracolonial e, ao mesmo tempo, em sintonia com os mais recentes avanços tecnológicos?

No ensejo de reunir estudos sobre a confluência da atual movimentação das teorias contracoloniais em questões de identidade, educação, pesquisa, linguagem e produção de conhecimento no campo comunicacional e nas demais áreas científicas, a Revista Passagens abre chamada para contribuições que pensem a atual encruzilhada na qual nos encontramos: o colonialismo digital.

Temos como contexto um mundo onde os operadores de tecnologias (sejam comunicacionais, de gênero, sociais entre outras) atualizam a todo instante suas estratégias de domínio. Como as subjetividades que se encontram às margens dessas tecnologias podem nos apresentar saídas e novas problemáticas diante desta Era Algorítmica? Quais as alternativas epistêmicas e estratégias de enfrentamento podem ser pautadas na atualidade Brasileira e globalmente?

Eixos temáticos, sugestões de abordagens: 

  1. Colonialidade e Contracolonialidade;
  2. Práticas interculturais no contexto contracolonial;
  3. Fronteiras: subjetividades e devires desviantes na Era Algorítmica;
  4. Regimes de conhecimento: educação, comunicação e legitimação dos saberes;
  5. Povos das matas, Povos das ruas: conhecimento dos povos originários, povos de terreiros e suas intersecções.

Estudos em comunicação, educação, antropologia e demais áreas do conhecimento podem ser submetidos desde que apresentem bibliografia coerente com as temáticas trazidas nesta chamada. Valorizamos o diálogo intermundos (Oliveira et al., 2021), numa perspectiva plural que apresente vozes diversas.

 

Informações Práticas

- Prazo de submissão: 30/11/2023

- Prazo de avaliação: 30/01/2024

- Prazo de edição: 30/03/2024

- Prazo para publicação: 30/04/2024

 

Para conferir nossas últimas edições, siga o link abaixo:

http://www.periodicos.ufc.br/passagens/issue/archive

O modelo para submissão pode ser encontrado no link abaixo, bem como as regras e normas para publicação:

http://www.periodicos.ufc.br/passagens/template

Agradecemos desde já as possíveis contribuições e seguimos disponíveis para contatos: dúvidas, sugestões e críticas.

--

Editores convidados:

George Ulysses (PPGCOM - UFC)

Rômulo Silva (PPGS - UECE)

Arte da chamada: Victor Furtado