Os Media modernos à luz de uma Ética da Comunicação

Autores

  • João Pissarra Esteves Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

Mídias, Mídias Funcionais, Ética, Moral, Formas Simbólicas, Interação

Resumo

Reflexão sobre o papel dos media na discussão ética da comunicação tendo em vista a importância crescente dos modernos dispositivos tecnológicos no contexto da comunicação pública. Sem deixar de considerar os limites da deontologia; a distinção entre meios de comunicação e medias funcionais; as relações entre linguagem e interação; e as novas configurações do público e do privado no atual contexto mediático, o autor averigua como e em que condições, no complexo jogo das formas simbólicas, é possível garantir uma estrutura comunicacional da experiência; que critérios tornam possível uma organização linguística e intercompreensiva das formas simbólicas em particular no campo da ética e da moral.

Biografia do Autor

João Pissarra Esteves, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa

Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Departamento de Ciências da Comunicação

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

Pissarra Esteves, J. (2010). Os Media modernos à luz de uma Ética da Comunicação. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 1(1), 55–71. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1162

Edição

Seção

Artigos