O enquadramento e o fora de campo em Videogramas de uma revolução

Autores

  • Julia Fagioli Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Videogramas de uma revolução, mise-en-scène, enquadramento, fora de campo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o enquadramento e o fora de campo em Videogramas de uma revolução (Harun Farocki e Andrei Ujica, 1991/1992) a partir de três gestos marcantes no filme: a mise-en-scène do poder ditatorial, as imagens amadoras e a tomada da emissora estatal pelos manifestantes. A partir da definição de Gilles Deleuze de enquadramento e fora de campo, procuramos demonstrar como se dá a vinculação entre as mises-en-scène e seus componentes por meio desses dois recursos da linguagem cinematográfica.

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Publicado

2015-04-08

Como Citar

Fagioli, J. (2015). O enquadramento e o fora de campo em Videogramas de uma revolução. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 5(1), 4–19. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1346

Edição

Seção

Dossiê Farocki