De O Cantor de Jazz a Easy Rider: A canção popular no cinema norte-americano nas décadas de 1920 a 1960

Autores

  • Gabriela Machado Ramos de Almeida Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Palavras-chave:

Cinema ficcional, Hollywood, música do cinema, canção popular

Resumo

Este artigo discute a presença da música no formato de canção popular no cinema norte-americano entre as décadas de 1920 a 1960. O intervalo indicado abrange desde experiências do primeiro cinema sonoro até o emprego de canções de rock em filmes, passando pela influência do jazz e a popularização das músicas-tema. Neste sentido, são exemplares obras como O Cantor de Jazz (1927) e Easy Rider – Sem Destino (1969), tomadas como marcos temporais neste trabalho. O caminho percorrido permite perceber o modo como as indústrias cinematográfica e musical entraram em sinergia especialmente a partir dos anos de 1950, com o trânsito de artistas populares entre os dois universos a partir do florescimento da cultura juvenil e do surgimento dos primeiros ídolos pop.

Biografia do Autor

Gabriela Machado Ramos de Almeida, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Gabriela Machado Ramos de Almeida é doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora e coordenadora adjunta do curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Referências

CHION, Michel. La música en el cine. Barcelona: Paidós, 1997.

COOKE, Mervyn. A History of Film Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

JANOTTI JR., Jeder. Afeto, Autenticidade e Sociabilidade: Uma Abordagem do Rock como Fenômeno Cultural. In: GOMES, Itania M. M. & SOUZA, Maria C. J. (org.). Media e Cultura. Salvador: Pós-Graduação do Programa em Comunicação e Cultura Contemporâneas, 2003. (p. 77-95)

JANOTTI JR., Jeder. Música Popular ou Música Pop?. Trajetórias e Caminhos da Música na Cultura Mediática. 2005. Disponível em: http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/pdf/JederJanotti.pdf. Acesso em 24/08/2017.

LACK, Russel. La Música en El Cine. Madrid: Ediciones Cátedra, 1999.

MÁXIMO, João. A música do cinema – os 100 primeiros anos. Vol. 2. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. Open University Press, 1990.

SHUKER, Roy. Vocabulário de Música Pop. São Paulo: Hedra, 1999.

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

de Almeida, G. M. R. (2017). De O Cantor de Jazz a Easy Rider: A canção popular no cinema norte-americano nas décadas de 1920 a 1960. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(1), 63–78. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20251

Edição

Seção

Artigos