INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA: uma análise do atual panorama

Cristóvão Domingos Almeida, Cleber Morelli Mendes

Resumo


Esse estudo tem como objetivo analisar o atual panorama da indústria cinematográfica brasileira, a participação do filme brasileiro na exibição de filmes em cinemas do Brasil. Assim busca-se compreender como o setor se comporta no Brasil, seu histórico e filmes brasileiros como potenciais enquanto produto econômico. Para realizar a referida análise, o trabalho verificou a bibliografia disponível sobre o tema e os dados estatísticos gerados pelas instituições envolvidas com o setor cinematográfico brasileiro. Esse trabalho é uma tentativa de refletir sobre o comportamento do setor e apontar alguns caminhos que a indústria possa seguir.


Palavras-chave


Cinema Brasileiro; Indústria Cinematográfica; Políticas Culturais

Texto completo:

PDF

Referências


AMANCIO, Tunico. (2000). Artes e manhas da Embrafilme: cinema estatal brasileiro em sua época de ouro (1977-1981). Niterói: EdUFF.

ANCINE. [s.d.]. Disponível em: http://oca.ancine.gov.br/filmes_bilheterias.htm. Acesso em: 13/03/2017.

BRASIL. Lei n. 8313, de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8313cons.htm. Acesso em: 13/01/2017.

BRASIL. Lei n. 8685, de 20 de julho de 1993. Cria mecanismos de fomento à atividade audiovisual e dá outras providências. Disponível em: http://http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8685.htm. Acesso em: 13/01/2017.

DAMÁSIO, Manuel José. (2006). O cinema português e seus públicos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

EARP, Fábio S. Sá; SROULEVICH, Helena. (2009). O mercado de cinema no Brasil. In: Lia Calabre. (Org.). Políticas culturais: reflexões e ações. Rio de Janeiro e São Paulo: Casa de Rui Barbosa e Itaú cultural. p. 181-199.

Filme B. [s.d.]. Disponível em: http://www.filmeb.com.br/estatisticas/evolucao-do-mercado. Acesso em: 11/02/2017.

GATTI, André. (2007). O mercado cinematográfico brasileiro: uma situação global? IN: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado: América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, p. 99-142.

PFEIFER, Daniela. (2010). Reflexões acerca de concentração regional da produção cinematográfica brasileira. In: XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2010, São Paulo. Anais do XIII Socine, p.1-14.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2179-9938