ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO

Autores

  • Isabele Câmara Universidade Estadual do Ceará
  • Antônio Pádua Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Cristina Batista dos Santos Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Assédio moral, gênero, mulheres

Resumo

O presente artigo trata da ligação entre situações de assédio moral e as relações com o gênero feminino no ambiente corporativo contemporâneo. Sobre a teoria, o estudo é baseado, principalmente, em Marie-France Hirigoyen, Heloani, Maria Ester de Freitas e Einarsen. Os objetivos foram identificar situações de assédio moral no ambiente corporativo, além de caracterizar as relações de gênero (feminino) em situações de assédio moral. A pesquisa possui natureza exploratória-descritiva, foram necessárias pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Em relação à coleta de dados qualitativos, o instrumento usado foi a entrevista baseada em um roteiro. Os resultados mostram que o assédio moral faz parte da rotina corporativa; possui consequências profissionais e pessoais às vítimas; as mulheres assediadas enxergam que o fenômeno tem raiz no machismo e o feminismo é uma possível solução.

Biografia do Autor

Isabele Câmara, Universidade Estadual do Ceará

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Antônio Pádua Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, São Paulo-SP e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

Câmara, I., Araújo, A. P., & Santos, A. C. B. dos. (2018). ASSÉDIO MORAL AO GÊNERO FEMININO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 3–18. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39725

Edição

Seção

Dossiê Praxisjor