AS TRANSFORMAÇÕES DO JORNALISMO SEGUNDO OS PESQUISADORES BRASILEIROS: 11 anos de Compós

Autores

  • Dione Oliveira Moura Universidade de Brasília
  • Djenane Arraes Universidade de Brasília
  • Ébida Santos Universidade de Brasília
  • Francisco Verri Universidade de Brasília
  • Patrícia Lima Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Jornalismo, Paradigma, Mudanças, Transformações, Charron e De Bonville

Resumo

A pesquisa tem o objetivo geral de mapear os estudos sobre as transformações do jornalismo no contexto nacional. Um primeiro objetivo específico da pesquisa deu-se por meio da identificação dos artigos publicados nos Anais da Compós (2008-2018), no GT Estudos de Jornalismo, e que fizeram referência, no título, palavras-chave e/ou resumo às mudanças no jornalismo. O estudo parte do conceito de Mudança Normal (mudança na estrutura ou no sistema) e Mudança Paradigmática (mudança da estrutura ou do sistema), como conceituado por Charron e De Bonville (2016), e por meio da revisão sistemática, procurou categorizar tais textos nos eventos Compós, recorte citado acima. Verificamos preponderância de artigo relacionando as Mudanças Normais (na estrutura ou da estrutura) e às Mudanças Paradigmáticas (da estrutura ou do sistema) associados majoritariamente às Práticas Jornalísticas e às alterações de Formato jornalismo online-digital.

Biografia do Autor

Dione Oliveira Moura, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Professora Associada da graduação e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisadora Associada Sênior do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UnB (2018-2020).

Djenane Arraes, Universidade de Brasília

Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Ébida Santos, Universidade de Brasília

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Francisco Verri, Universidade de Brasília

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Patrícia Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

ADGHIRNI, Zélia L. O jornalista: do mito ao mercado. Florianópolis: Insular; Brasília: FAC Livros, 2017.

BOTELHO, Louise L.R.; CUNHA, Cristiano C. A.; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Gestão e Sociedade, Belo Horizonte: vol. 5, nº11, maio/agosto 2011, p. 121-136.

BRIN, COLETTE, CHARRON, Jean, De BONVILLE, Jean. Nature et transformation du journalisme: Théorie et recherches empiriques. Québec: Le Presses de L´Université Laval,

CHARRON, Jean; BONVILLE, Jean de. Natureza e Transformação do Jornalismo. Brasília: FAC Livros; Florianópolis: Insular, 2016.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora

Perspectiva, 1998.

MOTTA, Luiz G. Pesquisa em jornalismo no Brasil: o confronto entre os paradigmas midiacêntrico e sociocêntrico. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación www.eptic. Vol. VII, n. 1, Ene. – Abr. 2005.

SANTOS, Boaventura S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, vol.2, São Paulo, maio/agosto de 1988. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s010340141988000200007&script=sci_arttext. Acessado em junho de 2018.

SOUZA, Marcela T.; SILVA, Michelly D.; CARVALHO, Rachel. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. ; v. 8, n.1, p. 102-106, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

Moura, D. O., Arraes, D., Santos, Ébida, Verri, F., & Lima, P. (2018). AS TRANSFORMAÇÕES DO JORNALISMO SEGUNDO OS PESQUISADORES BRASILEIROS: 11 anos de Compós. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 111–126. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39733

Edição

Seção

Dossiê Praxisjor