RETRATOS DO ELDORADO

Autores

  • Gustavo Moraes Fapcom

Palavras-chave:

Fotografia, Cidade, Pertencimento

Resumo

O ensaio “Retratos do Eldorado” surgiu do trabalho como educomunicador numa ONG no bairro Eldorado (município de Diadema/SP) em que vive há 18 anos. As fotos foram feitas no final de 2017 e propõem uma reflexão sobre a identificação que os moradores desse bairro da periferia diademense possuem sobre o local onde moram. Durante muito tempo acreditei que meu bairro não tinha alguns problemas que presenciava em outros bairros da região periférica de São Paulo, só fui me dar conta dos problemas sociais depois de cada visita, depois do contato e conversa com as famílias ali residentes. As narrativas foram, então, nascendo deste contato, da empatia e da confiança recíproca. Para Passagens foram escolhidas fotos de crianças e juventude do Eldorado.

Biografia do Autor

Gustavo Moraes, Fapcom

Bacharel em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (2012-2016) e Educador Social pelo SENAC (2016).

Downloads

Publicado

2018-12-03

Como Citar

Moraes, G. (2018). RETRATOS DO ELDORADO. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 205–211. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39748

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos