Zila Mamede, jornalista

Autores

  • Gustavo Leite Sobral Mestre em Estudos da Mídia e jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juliana Bulhões Alberto Dantas Doutoranda em Comunicação (UnB), mestre em Estudos da Mídia (UFRN)

Palavras-chave:

Zila Mamede, Jornalismo, Tribuna do Norte, Jornalismo autoral

Resumo

Abordamos nesse artigo uma faceta desconhecida de Zila Mamede (1928-1985): a de jornalista. Pouco se sabe de sua colaboração e de sua atuação no jornalismo, ao contrário do que se observa da sua trajetória enquanto poeta, bibliotecária e pesquisadora. Zila se torna colunista interina, cronista e repórter bissexta no jornal potiguar Tribuna do Norte e, posteriormente, redatora do jornal potiguar Diário de Natal. Além disso, chegou a ser correspondente internacional do jornal carioca O Globo e colaborou com os suplementos literários de jornais de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Diante desse contexto, relacionamos as publicações da autora no jornal Tribuna do Norte entre os anos de 1950 e 1952. Acreditamos que a poeta praticava um Jornalismo híbrido, um Jornalismo autoral.

Biografia do Autor

Gustavo Leite Sobral, Mestre em Estudos da Mídia e jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos da Mídia e jornalista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar/Laureate e advogado. Escritor e pesquisador, escreveu, publicou e organizou diversos livros (www.gustavosobral.com.br).

Juliana Bulhões Alberto Dantas, Doutoranda em Comunicação (UnB), mestre em Estudos da Mídia (UFRN)

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Mestra em Estudos da Mídia, jornalista e radialista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar/Laureate.

Referências

GALVÃO, Cláudio (2005). Zila Mamede em sonhos navegando. Natal: Moura Ramos.

LISPECTOR, Clarice. NUNES, Aparecida Maria (Org.) (2008). Só para mulheres: conselhos, receitas e segredos. Rio de Janeiro: Rocco.

MAMEDE, Zila. ARAÚJO Humberto Hermenegildo; GALVÃO, Maria José Mamede; GALVÃO, Marise Adriana Mamede (Orgs.) (2009). Exercícios de poesia: textos esparsos. Natal: EDUFRN e NCCEN.

MAMEDE, Zila (1952a). Cuidado com as aparências. Tribuna do Norte, 18 de jan. 1952.

MAMEDE, Zila (1952b). O menino da autolotação. Tribuna do Norte, 13 de mar. 1952.

QUEIROZ, Rachel (2010). Tantos anos. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio.

SOBRAL, Gustavo (2016). Zila Mamede e José Mindlin, breve relato da correspondência e de amizade. Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, v. 46, p. 36-50.

SOBRAL, Gustavo (2015). Zila. Publicado na Revista Bzz. Natal/RN, ano 3, nº 24, jun. 2015, pp. 58-62.

SOBRAL, Gustavo; BULHÕES, Juliana (2017). Rachel de Queiroz, jornalista. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 14, p. 39-50.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Sobral, G. L., & Alberto Dantas, J. B. (2019). Zila Mamede, jornalista. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 46–56. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/40701

Edição

Seção

Artigos