“A arquibancada é de todos nós”: Indústria Cultural e a luta dos Gaviões contra o futebol moderno

Palavras-chave: Futebol, Industria Cultural, Gaviões da Fiel

Resumo

O futebol, antes um meio de lazer, se transformou em espetáculo midiático. Com ênfase no pensamento dos intelectuais da Escola de Frankfurt, o presente artigo tem por objetivo analisar a luta contra o futebol moderno promovida pela maior torcida organizada do País, a Gaviões da Fiel, relacionada à influência exercida pela Indústria Cultural sobre este esporte. Metodologicamente o estudo se baseia na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do Jornal O Gavião, principal meio utilizado pela torcida para abordar o assunto. Conclui-se que a postura adotada pela Gaviões da Fiel se opõe aos levantamentos dos pensadores frankfurtianos, de acordo com os quais o futebol seria instrumento de manipulação. Não há por parte dos torcedores uma alienação com relação aos fatos contemporâneos.

Biografia do Autor

Núbia Maria Silva Maria Silva Azevedo, Universidade Federal de Ouro Preto
Jornalista (UFOP). MBA em Jornalismo Esportivo pela Faculdade Estácio, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor) e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Esporte da Intercom. nubiaazevedolhp@gmail.com

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A Indústria Cultural: O esclarecimento como mistificação de massas. In: _______. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ALBUQUERQUE, Gabryella Regina Ferreira de. De todas as cores ao verde e amarelo: torcidas organizadas, comunicação organizacional e identidade cultural. 2013. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em:< http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7588/1/2013_GabryellaReginaFerreiradeAlbuquerque.pdf>. Acesso em: 29 set. 2018.

ARROYO, Gabriel; MARQUES, José Carlos. As relações do futebol na mídia e o matrimônio de interesses: As mensagens na camisa do Corinthians. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 18, Recife. Anais... Bauru: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2013. Disponível em:<http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1029-1.pdf>. Acesso em: 30 set. 2018.

BRITTOS, Valério; SANTOS, Anderson. Processos midiáticos do esporte: do futebol na mídia para um futebol midiatizado, Comunicação, mídia e consumo. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo. Escola de Propaganda de São Paulo (ESPM), v.9, n.26 (nov. 2012), pp.173-190. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/350/pdf>. Acesso em 26 set. 2018.

CRUZ, Maria; SAID, Gustavo. Teoria Crítica e Futebol Sob o Olhar da Indústria Cultural. In: I Seminário Internacional do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Fórum de Pesquisas em Comunicação, Esporte e Cultura, 2014. Disponível em: < http://labmidiaesporte.weebly.com/uploads/2/4/5/6/24568817/teoria_critica_e_futebol.pdf>. Acesso em 28 set. 2018.

GOMES, Érica; MARTINS, Daniela. Gaviões da Fiel - 45 anos: A história da maior torcida organizada do país. São Paulo: Produção independente, 2014.

Publicado
2019-12-15
Como Citar
Azevedo, N. M. S. M. S. (2019). “A arquibancada é de todos nós”: Indústria Cultural e a luta dos Gaviões contra o futebol moderno. Passagens, 10(2), 74-90. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/40819
Seção
Artigos