O Folclore como fonte de entretenimento televisivo: Estudo sobre La Fiesta do Gran Poder

Autores

  • Karla Andrea Terán Universidade Federal de Mato Grosso
  • Aline Wendpap Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O folclore é um componente vital para qualquer sociedade, uma vez que, a cultura popular, de onde ele provém, agrega em si tradições e costumes de um povo. Materiais que dão suporte a construção de identificações. Portanto, justifica-se o interesse em realizar um estudo sobre o folclore em La Paz (Bolívia), mais especificamente sobre La Fiesta do Gran Poder e as práticas culturais, no âmbito da dança, que acontecem durante a festa e hoje são exploradas como entretenimento pelos meios de comunicação, em particular a televisão. Objetiva-se analisar, de que maneiras as tradições folclóricas são traduzidas pela televisão, como apenas mais uma (dentre as tantas) fontes de entretenimento.

Biografia do Autor

Karla Andrea Terán, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda (bolsista) em Estudos de Cultura Contemporânea Capes na Universidade Federal de Mato Grosso. Formada em Sociologia pela Universidade Mayor de San Andrés La Paz - Bolivia.

Aline Wendpap, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora e Pós doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea Capes/Pnpd. Mestre em Educação e Bacharel em comunicação social pela UFMT.

Referências

AGENCIA MUNICIPAL DE NOTICIAS (AMN). 23/05/18. El Gran Poder genera un movimiento económico superior a $us 115 millones. Disponível em: http://www.amn.bo/index.php/en/recursos-periodistas/titulares/77-scat-eco/12761-el-gran-poder-genera-un-movimiento-economico-superior-a-los-us-115-millones. Acesso em 16.01.2019.

DIAS, RUAS PATRÍCIA. Televisão brasileira: entretenimento do espetáculo ao mito. Revista Extraprensa, 10(2), (2017) 284-298. Disponível em: https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.122580. Acesso em 17.01.2019.

FERNÁNDEZ MEDINA, FRANCISCO JAVIER. (2004). Perspectivas de desarrollo de un espacio audiovisual en los países del cono sur de américa latina: elementos para un análisis y diagnóstico de la televisión. Tesis Doctoral. Disponível em: https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/4185/fjfm1de2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18.01.2019.

FIESTA DEL SEÑOR JESUS DEL GRAN PODER. Disponível em: https://info.caserita.com/Fiesta-del-Senor-Jesus-del-Gran-Poder-a393-sm162 Acesso em 15.01.2019.

FRANDSEN, KIRSTEN. Tv-entertainment. Crossmediality and Knowledge – A Research Project. 2017. Disponível em: http://www.nordicom.gu.se/sites/default/files/kapitel-pdf/255_frandsen%20research%20project.pdf . Acesso em 15.01.2019.

LIMA, VENÍCIO ARTUR. Mídia: Teoria e política. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. 2001.

QUÉAU, Philippe. Cibercultura e info-ética. In MORIN (ORG.) Religação dos Saberes. Rio: Bertrand Brasil, 2001.

TEVES, Nilda. Prefácio. In. GUIMARÃES, Gláucia. TV E ESCOLA: discursos em confronto. 3. ed. São Paulo. Cortez. 2001. (Coleção Questões de Nossa Época, 74)

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Terán, K. A., & Wendpap, A. (2019). O Folclore como fonte de entretenimento televisivo: Estudo sobre La Fiesta do Gran Poder. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 103–117. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/41135

Edição

Seção

Artigos