O desafio de entrevistar acadêmicos: o relacionamento entre fontes e jornalistas em uma universidade pública

Autores

  • Adriano Charles Silva Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marina Gadelha UFRN
  • Sebastião Guilherme Albano da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem grande importância no contexto local por agregar o maior número de pesquisadores e cientistas. Dessa forma, discutimos a relação dessas fontes com os jornalistas. Após uma revisão de literatura, foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados. O universo da pesquisa é composto por 74 jornalistas de quatro empresas de comunicação da capital potiguar. O estudo resultou em um mapeamento das principais características, lacunas e potencialidades dessas fontes, segundo a ótica dos respondentes. Os resultados apontam que o uso de linguagem técnica e desconhecimento das rotinas jornalísticas são atitudes que atrapalham o relacionamento entrevistador/entrevistado.

Palavras-chave: comunicação organizacional; relacionamento com a imprensa; entrevista jornalística.

Biografia do Autor

Marina Gadelha , UFRN

Jornalista e mestre em Gestão de Procesos Institucionais – UFRN. Integra o grupo de pesquisa CiCult -Círculo de Estudo em Cultura Visual (UFRN/CNPq).

 

Sebastião Guilherme Albano da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN. Pós-doutorado (2019-2020) na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) – Instituto Politécnico de Lisboa. Pós-doutorado (2012-2013) na UNAM e na University of Texas at Austin (UTAustin), com bolsa da CAPES. Foi professor palestrante entre 2008 e 2018 na UNAM, no El Colegio de México (COLMEX), na Universidade Federal do Ceará (UFC), na University of Texas at El Paso (UTEP), na University of Texas at San Antonio (UTSA), na University of Texas at Austin (UTAustin), na Universidad de la Plata, Argentina (UNLP) e na CIESPAL, na FLACSO, Equador e na Universidade de Vigo em Pontevedra, Espanha. Autor dos livros: “Quando ouço vozes” e “Continente e conteúdo. Mídia e sociedade na América Latina”.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Silva Cruz, A. C., Ferreira Gadelha, M. ., & Guilherme Albano da Costa, S. (2019). O desafio de entrevistar acadêmicos: o relacionamento entre fontes e jornalistas em uma universidade pública. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 29–45. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42244

Edição

Seção

Artigos